SINOPSE
“Ser professor é algo muito importante. Sem favor, uma das principais profissões que existem. Talvez até a mais importante de todas, pois pelas mãos dos professores passam, sem exceção, as demais.” (Clemente Ivo Juliatto)
As palavras de Clemente Ivo Juliatto deixam claro um conhecimento que deve ser unânime: o professor é a personificação da educação. Não há como existir nenhuma formação sem o papel de um ou mais professores. Ainda que seja apenas uma parte de um sistema focado no propósito de educar, é ele quem vive a educação em si na sala de aula, na preparação, na correção das provas e trabalhos e em toda a sua rotina.
O autor reconhece a educação como um sistema e sabe que a sua sintonia é fator determinante para o sucesso, por isso, dedicou-se a uma obra composta por cinco livros nos quais compartilha seus aprendizados de uma vida na educação com estudantes, seus pais e protetores, colaboradores de escolas e gestores educacionais. Neste livro, talvez um dos mais relevantes da coleção, Clemente reúne uma série de orientações para o bom desempenho dos professores e de quem orienta os outros a cultivar-se.
Por meio de 30 cartas, o autor traz importantes lições aprendidas durante a sua larga experiência como educador que alertam sobre saberes e atitudes que podem auxiliar na ampliação da visão dos docentes. Mais do que contar histórias e reunir conhecimento de outros importantes pesquisadores sobre o tema, Clemente deixa aqui a sua dedicação a um assunto capaz de transformar vidas.
“A sociedade precisa ficar bem servida de cidadãos competentes e honestos. É neste afã que operam a educação e os professores. E, graças a eles, a sociedade tem de melhorar. Assim, o nosso mundo também ficará melhor.” (Clemente Ivo Juliatto)
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 11.5 x 18 cm
Páginas: 256
Ano: 2020
Referência
JULIATO, C. I. Cartas a Professores: e aos que Ajudam os Outros a Cultivar-se. Curitiba: PUCPRESS, 2020. (Coleção Sabedoria em Cartas).
AUTOR
Clemente Ivo Juliatto
Formado em Matemática e Pedagogia. Cursou especializações em Pensamento Lógico e Linguagem Matemática e Planejamento Universitário; fez mestrados em Ensino Superior e Pesquisa Institucional e doutorado em Administração Universitária na Universidade de Columbia, em Nova York. Cursou pós-doutorado nas Universidades de Harvard, EUA, e de Londres, Inglaterra. Foi professor do ensino fundamental, médio e superior, diretor de escola, reitor de universidade e provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. É membro da Academia Paranaense de Letras.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Agradecimentos
Prefácio
Introdução
Carta 1 – O que é mesmo educar?
Carta 2 – A boa educação
Carta 3 – O bom professor
Carta 4 – Ainda o professor
Carta 5 – Além de professor, seja educador
Carta 6 – Fale sempre a verdade
Carta 7 – Uma verdadeira educação
Carta 8 – Ensine também valores
Carta 9 – A escola
Carta 10 – A boa escola
Carta 11 – Meu mestre
Carta 12 – Uma viagem inacabada
Carta 13 – Praticar uma religião?
Carta 14 – A busca da felicidade
Carta 15 – Servir os alunos
Carta 16 – Seus alunos são gênios
Carta 17 – A missão do professor
Carta 18 – Prepare suas aulas
Carta 19 – Aproveite seu tempo
Carta 20 – Cultive a espiritualidade
Carta 21 – Prefira quem tem dificuldade
Carta 22 – Avalie seu desempenho
Carta 23 – O importante é aprender
Carta 24 – Use as tecnologias disponíveis
Carta 25 – Além de conhecimento, demonstre sabedoria
Carta 26 – Cultive-se sempre
Carta 27 – Ensine a estudar e a pensar
Carta 28 – Trate sempre bem a todos
Carta 29 – Pratique o que ensina
Carta 30 – Seja justo e bondoso
Qualidades do verdadeiro mestre
Oração do professor-educador
Obrigações do professor-educador
Direitos do professor-educador
Referências
Sobre o autor
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728