SINOPSE
Pensar e ensinar psicologia requer entendê-la como uma área do conhecimento construída na interface de diferentes saberes e influentes concepções e composta por uma multiplicidade de ideias, enfoques e temas. Da psicanálise construída por Sigmund Freud e restabelecida por Jacques Lacan ao existencialismo fundamentado por Jean Paul Sartre, passando pela psicologia sócio-histórica de Vygotsky, a psicologia analítica de Carl G. Jung e a psicologia analítico-comportamental proposta por Frederic B. Skinner, são muitos os fundamentos teóricos e modos de intervenção que constituem a formação do psicólogo.
Temas para pensar e ensinar a psicologia é fruto da dedicação de seus autores em organizar um livro didático que pudesse reunir as lições e experiências de suas atuações como profissionais da área, bem como das pesquisas realizadas ao longo de suas respectivas carreiras como docentes, e assim contribuir com a formação de futuros psicólogos. O resultado é uma coletânea de conteúdos diversificados, fundamentais e atuais que pautam os campos teórico, prático e histórico da psicologia.
Focada em despertar o interesse do leitor para o conhecimento construído pela psicologia e pelo que fundamenta o saber-fazer ético e competente na área, a obra é uma introdução às teorias psicológicas, capazes de despertar nos acadêmicos questionamentos e reflexões. Seus capítulos ensinam e fazem pensar sobre a práxis do psicólogo, seja nas áreas clínica, escolar ou institucional, seja com adultos, adolescentes, crianças, ou no trabalho interdisciplinar de pessoas autistas.
Organizado em três importantes eixos temáticos, o livro aborda a psicologia como ciência e profissão, as diferentes teorias e técnicas utilizadas em psicologia, e as dimensões do desenvolvimento humano. O eixo inaugural analisa a profissão de psicólogo no Brasil, propondo uma reflexão sobre a realidade histórica na qual a psicologia se estabeleceu, e discute as novas possibilidades de intervenção. No segundo eixo, os autores discorrem de maneira sucinta sobre teorias e técnicas utilizadas em psicologia e suas formas de explicar e compreender o homem em sua relação com o mundo. O último eixo fica responsável por refletir sobre o desenvolvimento do adolescente, além de tratar o autismo e suas peculiaridades desde as primeiras descobertas feitas pela psiquiatria.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 12 x 15 cm
Páginas: 213
Ano: 2012
Referência
LAURINDA, M. C. Temas para pensar e ensinar psicologia. Curitiba: PUCPRESS, 2012.
AUTOR
Michaella Carla Laurindo
Possui graduação em Psicologia pela UNIPAR – Universidade Paranaense (1999), especialização em Psicanálise pela UNIMAR – Universidade de Marília (2001) e mestrado em Filosofia pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). Atualmente é psicóloga clínica. Coordenadora do Núcleo de Práticas em Psicologia, Supervisora Clínica e Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus Toledo. Coordenadora da Especialização Lato Sensu “Psicanálise Clínica – de Freud a Lacan” na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus Toledo. Tem experiência na área de Psicanálise, com ênfase em Intervenção Terapêutica e Docência.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Apresentação
Parte 1 – A psicologia como ciência e profissão
Psicologia: história e profissão no Brasil
Odete Lodi
Parte 2 – Teorias e técnicas em psicologia
Psiquiatria, psicologia do ego, psicanálise e suas formas de intervenção
Michaella Carla Laurindo
Jacques Lacan e a formalização do conceito de sujeito
Silvana Farinha
Introdução às estruturas clínicas em psicanálise
Michaella Carla Laurindo e Silvana Farinha
O eu estou no mundo! A psicoterapia existencialista como uma das vias para a consciência do eu
Marivania Cristina Bocca e Sylvia Mara Pires de Freitas
Teoria analítico-comportamental e o conceito de personalidade: uma breve revisão
Patricia Cistina Novaki
A psicologia analítica de Jung e a psicoterapia moderna
Maurício Antonio Mantovanelli
Subjetividade e emoções: contribuições da psicologia sócio-histórica de Vygotsky
Rejane Teixeira Coelho
Parte 3 – Dimensões do desenvolvimento humano
Reflexões sobre o desenvolvimento do adolescente: história e perspectivas
Adriana Dias Basseto
O autismo e suas peculiaridades
Miriam Izolina Padoin Dalla Rosa
Sobre os autores
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728