Literatura infantil brasileira: uma nova / outra história

SINOPSE

Trinta anos representam muita coisa no panorama cultural. Mudam os hábitos, mudam os cenários, mudam as tecnologias e, como não poderia ser diferente, mudam as perspectivas. Na produção literária, os últimos 30 anos foram marcados por novos rumos, práticas e discussões. Alcançamos a era dos games, dos e-books, da leitura em tela, de muitos livros em apenas um dispositivo, da dúvida entre o cheiro de um livro novo ou a biblioteca embaixo do braço. O que dizer então sobre a literatura infanto-juvenil e seus impactos ao longo da vida?

Com uma trajetória de grandes contribuições à produção literária, Marisa Lajolo e Regina Zilberman recolocam neste livro olhares e dimensões críticas sobre a literatura infanto-juvenil brasileira dos últimos trinta anos. Com sólida e madura reflexão na qual a dialética marca presença, as autoras formulam aqui uma análise abrangente e veem nas profundas alterações sofridas pelo panorama cultural nas últimas décadas a necessidade de aproximar suas produções anteriores de um diálogo sobre os modos de produção, fruição e suporte no âmbito dessa dissimulada contemporaneidade em que vivemos.

Ao conceber a literatura como um sistema por meio do qual obras, autores e públicos interagem a partir de condições sociais que diferentes momentos históricos proporcionam, as autoras reconhecem o quanto a literatura infantil e juvenil é sensível ao novo contexto cultural do país. Assim, Literatura infantil brasileira: uma nova / outra história, propõe um conjunto de reflexões sobre o gênero da literatura infantil e juvenil, com foco em uma perspectiva que enriquece o conhecimento, a discussão e a fruição da literatura infantil e juvenil brasileira dos últimos trinta anos.

“Em um país moldado pela tradição que exclui da cidadania a chave de todos os direitos, que é o direito à leitura, e onde ainda se confunde o imprescindível ato da política pública de comprar e distribuir livros como solução única para formar leitores, este pequeno grande livro de Marisa e Regina é um alento. E uma contribuição importante ao apresentar a complexidade dos problemas ao mesmo tempo em que nos fortalece para compreendê-los e superá-los.” (José Castilho Marques Neto)

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 15 x 22 cm
Páginas: 152
Ano: 2017 

E-book
Formato: epub
Páginas: 189
Ano: 2017 

Referência
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: uma nova outra história. Curitiba: PUCPRESS, 2017.

AUTOR

Marisa Lajolo
É escritora, crítica literária e pesquisadora. Formou-se em Letras, fez mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo sob orientação de Antonio Candido. Fez Pós Doutorado na Brown University e realizou inúmeros estágios de pesquisa na Biblioteca Nacional de Lisboa, na Biblioteca Saint Genevieve e na John Carter Brown Library.
É professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Em 2014 assumiu a curadoria do Prêmio Jabuti e em 2015 foi eleita para a Academia Paulista de Educação.

Regina Zilberman
Licenciou-se em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorou-se em Romanística na Universidade de Heidelberg, Alemanha, e fez pós-doutorado na University College, Inglaterra, e Brown University, EUA. É hoje uma das maiores especialistas em Literatura Infantojuvenil. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, história da literatura, literatura do Rio Grande do Sul, formação do leitor e literatura infantil. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras.

COMPARTILHE

SUMÁRIO

Prefácio

Abrindo o livro

Literatura infantil e juvenil para além do livro
1. Pode haver “livro depois do livro”?
2. “Que coisa é o livro?”
3. E a literatura?
4. Novas fronteiras
5. Autores e leitores on-line
5.1. Sergio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski
5.2. Leo Cunha
5.3. Angela Lago
6. Entre as antigas fronteiras
7. “Tudo ao mesmo tempo agora”

O peso dos números e das instituições
1. O mercado editoria
2. A profissionalização dos agentes de cadeia do livro
3. A interferência da escola e o papel do estado

Novos territórios de criação para crianças e jovens
1. Livros de história sobre histórias
2. Um novo indianismo
3. Presença do não verbal

Pode haver livro, leitura e leitores para além da escola?
1. Uma ficção pra lá de fantástica
2. Herança e transformação da literatura feminina

Fechando o livro

Referências

Índice remissivo

OUTRAS PUBLICAÇÕES