SINOPSE
Este volume convida os educadores a conhecerem um pouco mais sobre a Educação Integral e suas potencialidades. Trata-se de um estudo voltado para identificar as diferentes possibilidades da Educação Integral como proposta educativa que visa a formação e o desenvolvimento de todas as dimensões dos sujeitos. A Educação Integral pode ser compreendida como o compromisso de construir uma educação de qualidade, formando sujeitos plenos para o exercício do seu papel na sociedade. Não é considerada uma metodologia, tão pouco uma modalidade de educação. Para a construção dessa proposta pedagógica é necessária a parceria de diferentes órgãos e sujeitos a fim do bem comum para nossas crianças e jovens. Nesse material você encontrará o percurso histórico, a relação entre a teoria e a prática nas abordagens educacionais e reflexões acerca da temática da Educação Integral no Brasil. Boa leitura!
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
E-book e Audiobook
Páginas: 36
Ano: 2024
Volume: 6
Ano de Publicação: 2024
Nome narradora: Carolina Manica
Referências
LIMA, T. V. de; MARTINS, P. L. O. Educação em tempo integral – Anos Finais do Ensino Fundamental. Curitiba: PUCPRESS; São Paulo: FTD Educação, 2024. Coleção Caminhos do Saber.
AUTOR
Thalita Vianna de Lima
Mestre em Educação pela PUCPR. Licenciada em Pedagogia. Atua como Professora da Rede Privada de ensino de Curitiba no Ensino Fundamental I – Ciclo de alfabetização e na Prefeitura de São José dos Pinhais no âmbito da Educação Infantil. É membro do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais – POFORS.
Pura Lucia Oliver Martins
Doutora em Educação pela USP, Professora Titular da PUCPR. Atua na Graduação e Pós-graduação – Mestrado e Doutorado em Educação. Pesquisa sobre Didática na formação de professores da Educação Básica à Educação Superior. Líder do grupo de pesquisa Práxis Educativa: Dimensões e Processos, certificado pelo CNPq. Autora de livros e artigos científicos.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Cenário
Você sabia?
Sequência didática
Contextualização Histórica
Educação Integral, Educação em Tempo Integral e Escola em Tempo Integral: Concepções
Relação teoria e prática nas abordagens da educação
A Escola Nova
Sobre o PPP
Síntese do Aprendizado
Canal do educador
Glossário educativo
Referências consultadas
Indicações de leitura
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728