SINOPSE
Este volume problematiza a prática docente da Educação Infantil que privilegia o contato da criança com a natureza e as contribuições para seu desenvolvimento integral.
A Educação Ambiental é uma prática educativa integrada, contínua e permanente, que perpassa todos os componentes curriculares de todas as etapas da Educação Básica. Ao ser compreendida como problematização da prática social, defende-se a necessidade de introduzir desde cedo a questão ambiental na educação de forma sensibilizadora.
Caracterizada pela experiência da criança na natureza, acredita-se que a educação ambiental possibilita o compromisso social com o meio ambiente por parte dos estudantes desde a Educação Infantil.
Este volume pretende analisar as características da prática docente que privilegia o contato da criança com a natureza, buscando verificar a concepção de educação ambiental dos professores e identificar as atividades realizadas.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
E-book
Formato: epub
Páginas: 43
Ano: 2023
Referência
CAPANO, G.; PEDROSO, D. S. Educação Ambiental: Educação Infantil. Curitiba: PUCPRESS; São Paulo: FTD Educação, 2023. E-book. Coleção Janela do Saber.
AUTOR
Giuliana Capano
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e atua como professora auxiliar do Colégio Marista Paranaense, em Curitiba. Ao realizar os estágios na Educação Infantil durante a pandemia e participar do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade, sentiu-se instigada a estudar a prática docente que valoriza a relação da criança com a natureza, com o intuito de contribuir para a formação integral dos estudantes.
Daniele Saheb Pedroso
Doutora em Educação, coordenadora do Curso de Pedagogia e professora do Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em sua trajetória profissional, tem-se dedicado ao estudo com ênfase em Educação Ambiental e Complexidade, atuando principalmente com Educação Ambiental, Formação Docente e Prática Pedagógica.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Contexto
Itinerário de Aprendizagem
A educação ambiental inserida na Educação Infantil
A relação da criança com a natureza
A prática docente que possibilita explorar os elementos naturais
A relação da criança com a natureza e a prática docente na Educação Infantil
Concepções de educação ambiental identificadas nas práticas docentes
Atividades desenvolvidas na Educação Infantil
Síntese do Aprendizado
Referências Consultadas
Indicações de Leitura
Conheça outros títulos desta coleção
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728