SINOPSE
O seguinte estudo foi elaborado primeiramente em formato de artigo para o projeto de conclusão de curso originado a partir de uma revisão bibliográfica. O interesse por esse tema surgiu de forma pessoal e das observações do brincar tanto na Educação Infantil quanto nos ambientes não escolares que envolviam algum tipo de mídia, animações, filmes, jogos, tanto no desenvolvimento da história, brinquedos, roupas etc., quanto no uso de novas tecnologias, como celulares, tablets, computadores etc.
Nesse sentido, é interessante para o professor conhecer os contextos em que os estudantes estão inseridos, as novas formas de aprendizagem e como utilizar os recursos que as novas tecnologias oferecem. Assim, esse trabalho adaptado apresenta, em seu Itinerário de Aprendizagem, os conceitos de jogos e brincadeiras da infância e jogos educativos nas novas tecnologias, destacando os jogos digitais como um recurso para o aprendizado.
Ao final, são sugeridas algumas opções de estilos de jogos e como podem ser recursos criativos que auxiliam na aprendizagem e no desenvolvimento da criança.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
E-book
Formato: epub
Páginas: 42
Ano: 2022
Referência
MELO, C. M. de; SANTOS, K. E. E. dos. Brincadeiras e jogos: Educação Infantil. Curitiba: PUCPRESS; São Paulo: FTD Educação, 2022. E-book. Disponível em: https://www.pucpress.com.br/publicacoes/colecao-janela-do-saber-brincadeiras-e-jogos/. (Coleção Janela do Saber).
AUTOR
Camila Marçal de Melo
Antes de ingressar nesse universo da educação, sempre se interessou pelas mídias e produções audiovisuais e com 18 anos iniciou o Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo pelo Colégio Estadual do Paraná. Atualmente é licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Katia Ethiénne Esteves dos Santos
É pós-doutora em Educação pela PUCPR, doutora em Educação – Tema: Educação Híbrida e mestre em Educação – Tema: Educação a Distância. Possui graduação em Pedagogia e licenciatura em Estudos Sociais e especialização em Tecnologias Educacionais. Educadora há mais de 38 anos. É consultora Educacional da KMK – Consultoria e Treinamento, ministrando palestras, workshops, delineando percursos de aprendizagem, desenvolvendo tecnologias, entre outras atividades. Pesquisadora júnior no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, membro do CREARE e coordenadora EaD na PUCPR.
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SUMÁRIO
Contexto
Itinerário de Aprendizagem
Brincadeiras e jogos
Os jogos educativos nas novas tecnologias
Síntese do Aprendizado
Referências Consultadas
Indicações de Leitura
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