Coleção Janela do Saber – Brincadeiras e Jogos

IMPRESSO

Valor:

Não Disponível

EBOOK

SINOPSE

O seguinte estudo foi elaborado primeiramente em formato de artigo para o projeto de conclusão de curso originado a partir de uma revisão bibliográfica. O interesse por esse tema surgiu de forma pessoal e das observações do brincar tanto na Educação Infantil quanto nos ambientes não escolares que envolviam algum tipo de mídia, animações, filmes, jogos, tanto no desenvolvimento da história, brinque­dos, roupas etc., quanto no uso de novas tecnologias, como celulares, tablets, computadores etc.

Nesse sentido, é interessante para o professor conhe­cer os contextos em que os estudantes estão inseridos, as novas formas de aprendizagem e como utilizar os recursos que as novas tecnologias oferecem. Assim, esse trabalho adap­tado apresenta, em seu Itinerário de Aprendizagem, os con­ceitos de jogos e brincadeiras da infância e jogos educativos nas novas tecnologias, destacando os jogos digitais como um recurso para o aprendizado.

Ao final, são sugeridas algumas opções de estilos de jogos e como podem ser recursos criativos que auxiliam na aprendizagem e no desenvolvimento da criança.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

E-book
Formato: epub
Páginas: 42
Ano: 2022

Referência
MELO, C. M. de; SANTOS, K. E. E. dos. Brincadeiras e jogos: Educação Infantil. Curitiba: PUCPRESS; São Paulo: FTD Educação, 2022. E-book. Disponível em: https://www.pucpress.com.br/publicacoes/colecao-janela-do-saber-brincadeiras-e-jogos/. (Coleção Janela do Saber).

AUTOR

Camila Marçal de Melo
Antes de ingressar nesse universo da educação, sempre se interessou pelas mídias e produções audiovisuais e com 18 anos iniciou o Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo pelo Colégio Estadual do Paraná. Atualmente é licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Katia Ethiénne Esteves dos Santos
É pós-doutora em Educação pela PUCPR, doutora em Educação – Tema: Educação Híbrida e mestre em Educação – Tema: Educação a Distância. Possui graduação em Pedagogia e licenciatura em Estudos Sociais e especialização em Tecnologias Educacionais. Educadora há mais de 38 anos. É consultora Educacional da KMK – Consultoria e Treinamento, ministrando palestras, workshops, delineando percursos de aprendizagem, desenvolvendo tecnologias, entre outras atividades. Pesquisadora júnior no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, membro do CREARE e coordenadora EaD na PUCPR.

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SUMÁRIO

Contexto

Itinerário de Aprendizagem

Brincadeiras e jogos
Os jogos educativos nas novas tecnologias

Síntese do Aprendizado

Referências Consultadas

Indicações de Leitura

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