SINOPSE
A dualidade entre desafio e recompensa é parte do cotidiano do professor. Ao mesmo passo em que é extremamente desafiador colocar-se todos os dias em frente à sua classe questionando-se se seus alunos realmente aprenderam, perceber a sua contribuição para o sucesso de um aluno, seja ao longo do processo ou em encontros futuros, é uma recompensa indescritível.
Baseado em extensa pesquisa ao longo das carreiras de docentes e estudiosas dos processos de aprendizagem de Elizabeth Barkley e Claire Major, o livro Técnicas para avaliação da aprendizagem (TAA) traz luz ao desafio diário dos professores por meio da apresentação de 50 técnicas bem-sucedidas e focadas na eficiência e eficácia do processo de aprendizagem para implementação em sala de aula ou no ambiente virtual.
Construído para ajudar os professores universitários a identificar o que eles acreditam ser importante que os alunos aprendam e implementar atividades apropriadas para isso, este livro apresenta-se como uma coleção de 50 estruturas cuidadosamente projetadas para a realização de uma concepção de ensino, aprendizado e avaliação ininterrupta e inter-relacionada. Entendendo ensino e avaliação como partes indissociáveis do processo de aprendizagem, mais do que trazer receitas sobre como utilizar cada técnica, as autoras auxiliam o professor na seleção de estratégias para cada objetivo de aprendizagem que integra o seu plano de ensino, visando evidenciá-lo por meio do processo integrado de avaliação.
Organizado em três partes, o livro parte de uma introdução sobre a estrutura conceitual das TAAs, descrevendo porque e como elas apoiam o ensino para promover um melhor aprendizado. A segunda parte é composta por seis capítulos que correspondem às etapas do Ciclo da TAA como estrutura organizacional, a fim de fornecer orientações detalhadas como referência sobre o ciclo. Fechando a obra, estão seis capítulos relacionados à Taxonomia de Aprendizagem Significativa que vislumbram uma apresentação orientada sobre a identificação de metas e resultados de aprendizagem relevantes, seu alinhamento às metas institucionais e às competências da disciplina, além de sugestões concretas e práticas sobre a avaliação das conquistas relacionadas a esse domínio.
“Refletimos ao longo do estudo sobre os quatro momentos fundamentais para o planejamento do processo de ensino e aprendizagem de um professor reflexivo. Primeiro, a redação de objetivos de aprendizagem significativos; segundo, a seleção da atividade de aprendizagem ativa que permita que o estudante seja visto demonstrando a aprendizagem pretendida e que culmine em um produto (artefato) que gere evidências do desenvolvimento da sua aprendizagem; terceiro, como analisar essas evidências e apresentar os resultados aos interessados; e quarto, como planejar suas ações após a análise desses resultados (prática reflexiva).” (Prof.a Dr.a Aline Cadena Von Bahten)
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 21 x 27 cm
Páginas: 528
Ano: 2020
Referência
BARKLEY, E. F.; MAJOR, C. H. Técnicas Para Avaliação da Aprendizagem: um Manual Para os Professores Universitários. Trad. Juliana Vermelho. Curitiba: PUCPRESS, 2020.
AUTOR
Elizabeth F. Barkley
Bacharel e mestre pela Universidade da Califórnia, Riverside e PhD pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Atualmente, é professora de música no Foothill College, Los Altos, Califórnia. Com quase 4 décadas como professora inovadora e reflexiva, recebeu inúmeras honrarias e prêmios.
Claire Howell Major
Bacharel pela Universidade de South Alabama, mestre pela Universidade do Alabama em Birmingham e PhD pela Universidade da Geórgia. Atualmente, é professora de educação superior na Universidade do Alabama em Tuscaloosa, Alabama. Seus interesses de pesquisa estão nas áreas de trabalho docente, abordagens pedagógicas, tecnologia para ensino e aprendizado on-line.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Prefácio
Prefácio à Edição Brasileira
Agradecimentos
As autoras
Introdução
PARTE UM: CICLO DAS TÉCNICAS PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1 Esclarecendo o que você quer que os estudantes aprendam
2 Determinando seu objetivo ao avaliar a aprendizagem do estudante
3 Selecionando uma Técnica para Avaliação da Aprendizagem
4 Implementando uma Técnica para Avaliação da Aprendizagem
5 Analisando e apresentando o que os estudantes aprenderam
6 Fechando o ciclo
PARTE DOIS: TÉCNICAS PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
7 Ensinando e avaliando o domínio do conhecimento fundamental
8 Ensinando e avaliando o domínio da aprendizagem aplicada
9 Ensinando e avaliando o domínio da integração
10 Ensinando e avaliando o domínio da dimensão humana
11 Ensinando e avaliando o domínio do interesse
12 Ensinando e avaliando o domínio do aprender a aprender
Referências
Apêndice A: Sobre o Inventário de Metas de Aprendizagem (IMA)
Apêndice B: Inventário de metas de aprendizagem com folha de correção
Apêndice C: Lista de ambientes de sala de aula e disciplinas nos exemplos de TAA
Índice Remissivo
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728