Representações sociais: estudos metodológicos em educação

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

Apoiada em uma perspectiva psicossocial, esta obra apresenta estudos teórico-metodológicos realizados no âmbito do programa de pesquisa sobre trabalho docente desenvolvido pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed), do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE), da Fundação Carlos Chagas (FCC – Brasil). Os textos aqui apresentados visam a configurarem-se como possibilidades metodológicas de análise do trabalho docente, oferecendo ao leitor, alternativas de estudo e de aprofundamento da investigação em representações sociais.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 181
Ano: 2011

Referência
NOVAES, A. O.; et al. (Orgs.). Representações sociais: estudos metodológicos em educação. v. 5. Curitiba: PUCPRESS, 2011. (Coleção Formação do Professor).

AUTOR

Adelina de Oliveira Novaes
É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, onde atua como coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed), como pesquisadora permanente da Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente e como membro do conselho científico da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici. É docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, ambos da Universidade Cidade de São Paulo. Graduou-se em psicologia (bacharelado e formação de psicólogo) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre e doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolveu pós-doutorado no Department of Social Psychology da London School of Economics and Political Science e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa “Representações sociais e subjetividade docente” cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Lucia Pintor Santiso Villas Bôas
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1996), Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2010, EHESS, França). Atualmente, é Diretora-Vice-Presidente Operacional da Fundação Carlos Chagas, Coordenadora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (FCC), responsável científica da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici (FCC/Consulado Geral da França em São Paulo) e docente/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, ambos da Universidade Cidade de São Paulo. Participa ainda como membro do Conselho Científico do Réseau Mondial Serge Moscovici (REMOSCO/EHESS, França), da Chair UNESCO Formation et pratiques professionnelles (Cnam, França) e da coleção “La professionnalisation, entre travail et formation” da Presses Universitaire de Rouen et du Havre (França). É membro do GT Representações Sociais da ANPEPP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, representação social, formação e profissionalização docente.

Clarilza Prado de Sousa
Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-doutorado pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996) e pela Maison des Sciences de LHomme ( 2015) . Realizou curso de Curso de aperfeiçoamento em avaliação educacional pela Faculty of Education da Havard University. Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Membro da Coordenação do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne cerca de 40 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP , certificado pelo CNPq que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Coordenação do Centro Internacional Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas; Direitos Humanos / UNESA/RJ. Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento, que congrega pesquisadores em representações sociais, psicologia social em contexto, de toda América Latina.

Maria Claret Geraes Duran
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é professora titular da Universidade Metodista de São Paulo, como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e D ). Participou do processo de credenciamento do Curso de Mestrado junto à CAPES, e coordenou o Curso no período 1999/ 2006.Tem experiência na área de Educação, com ênfase na linha de pesquisa Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, alfabetização e organização da escola em ciclos (tempos e espaços escolares).Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (FormAção), inscrito no CNPq desde 1998 e associado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-Ed/Fundação Carlos Chagas – Maison de Sciences de l´Homme de Paris), onde desenvolveu Estágio Pós-Doutoral, de maio de 2008 a julho de 2009, com a pesquisa: Cursos que formam professores: narrativas autobiográficas e representações sociais de estudantes sobre o trabalho docente. (com financiamento CNPq/Universal- Relatório encaminhado e aprovado pelo CNPq 2012.). Projeto em fase de encaminhado ao CNPq para o trienio 2013/2015: Políticas para o Ensino Fundamental e decorrências na formação de professores ? uma abordagem psicossocial.

COMPARTILHE

SUMÁRIO

Introdução

Conferência de Denise Jodelet por ocasião do recebimento do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Denise Jodelet

Apontamentos sobre a questão da historicidade no estudo das representações sociais
Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas e Clarilza Prado de Souza

O procedimento de classificações múltiplas (PCM) e sua pertinência ao estudo das representações sociais
Márcia Cristina Dantas Leite Braz, Maria do Rosário de Carvalho, Rita de Cássia Pereira Lima, Natalina Aparecida Laguna Sicca e Alessandra David

Biografias educativas: contribuições teórico-metodológicas ao estudo das representações sociais
Marília Claret Geraes Duran e Norinês Panicacci Bahia

Mapas cognitivos: uma ferramenta para a análise de representações sociais
Martha de Alba

Análise retórica: por que e como fazer?
Tarso Bonilha Mazzotti

Sobre os autores

OUTRAS PUBLICAÇÕES