SINOPSE
O uso de animais silvestres em atividades científicas ou didáticas requer aprovação prévia de uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). A Comissão atua no respeito à legislação que protege a fauna e animais nativos, na regulamentação de licenças e autorizações que assegurem o bem-estar animal nas diferentes etapas do processo de captura, manutenção, liberação e eutanásia, bem como na conformidade com a aplicação do princípio dos 3 Rs na pesquisa.
O princípio envolve a racionalização (rationalise), a substituição e o refinamento (refine), medidas que visam o bem-estar animal desde a captura até a disponibilização de material coletado e resultados para novas pesquisas. Somadas a outras iniciativas como a não retirada de animais do seu habitat natural, as medidas compõem os aspectos éticos relacionados à pesquisa com animais silvestres.
Buscando provocar a reflexão sobre questões éticas envolvidas nas pesquisas conduzidas com animais silvestres na natureza, no laboratório e em cativeiro, este livro orienta o pesquisador sobre sua conduta pessoal em relação ao uso de animais na pesquisa e em aula e sobre como balizar suas decisões de forma ética e legal.
Parte da Coleção Ética em Pesquisa, da Editora PUCPRESS, a obra busca contribuir para a construção de um profissional autônomo, crítico, protagonista e consciente da responsabilidade sobre a condução e divulgação de suas pesquisas. Formada por seis módulos que incluem sugestões éticas envolvidas na produção científica, divulgação dos dados e pesquisa com seres humanos e animais, a coleção reúne conteúdos que atendem às demandas legais de certificação de pesquisadores e que, juntos, pretendem prover elementos para consolidar a sua trajetória científica pautada em referenciais técnicos, éticos e legais que conduzam a uma pesquisa integra e relevante para a sociedade e o bem de todos os seres vivos, destas e de futuras gerações.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 13 x 20 cm
Páginas: 59
Ano: 2018
E-book
Formato: epub
Páginas: 98
Ano: 2018
Referência
LEITE, J. C. M.; FISCHER, M. Questões éticas em pesquisas conduzidas com animais silvestres: na natureza, no laboratório e em cativeiro. v. 4. Curitiba: PUCPRESS, 2018. (Coleção Ética em Pesquisa).
AUTOR
Marta Luciane Fischer
Possui mestrado (1996) e doutorado (2002) em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutorado (2011) em Ecologia Química, pela mesma instituição. É bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (1993) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (1999), pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Sócia-fundadora do Instituto de Pesquisa de Guaraqueçaba (IPG). Atualmente, é professora titular da PUCPR e leciona na Graduação de Ciências Biológicas e Psicologia, bem como no Programa de Pós-Graduação em Bioética. Lidera o grupo de Pesquisa CNPq-PUCPR Bioética Ambiental, desenvolvendo pesquisas na área de Zoologia (ênfase em animais de interesse médico), Etologia (com ênfase em bem-estar animal), Ética no Uso de Animais e Bioética ambiental.
Julio Cesar de Moura Leite
Licenciado em Ciências Biológicas (1987) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ciências Biológicas (1994) e Doutor em Zoologia (2001) pela UFPR. Curador da coleção herpetológica do Museu de História Natural Capão da Imbuia (Prefeitura Municipal de Curitiba) desde 1990. Membro titular do Conselho Estadual de Proteção à Fauna do Estado do Paraná. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Herpetologia. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Tem experiência na área de Zoologia – Sistemática, Taxonomia e Distribuição de Répteis, com ênfase em Serpentes e na herpetofauna do estado do Paraná; na Biologia da Conservação, atua principalmente em atividades docentes e participou da elaboração de listas de espécies ameaçadas em nível nacional e regional.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
1 . Introdução
1.1 Invertebrados
1.2 Vertebrados
2. Questões Éticas e tipos de pesquisa
2.1 Sistemática
2.2 Ecologia
2.3 Comportamento
2.4 Estudos Experimentais
3. Estudos in situ
3.1 Métodos diretos de amostragem de animais terrestres
3.2 Métodos indiretos de amostragem – evidências
3.3 Marcação de animais
3.4 Anestesia e fixação
3.5 O problema da sobreamostragem
3.6 Transporte
3.7 Observações comportamentais
3.8 Liberação na Natureza
3.9 Métodos de Eutanásia
3.10 Destinação do material coletado
4. Estudos ex situ
4.1 Museus
4.2 Criadouros
5. A Pesquisa com Animais Silvestres e o Código de Ética Profissional
Bibliografia Consultada
Sobre os autores
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728