SINOPSE
Caro leitor, você está prestes a acessar uma pequena amostra de casos históricos que nos apresentam a falibilidade na ciência. Aos que não são familiarizados com as discussões no campo da Filosofia da Ciência, talvez isso possa soar como uma espécie de justificativa para diminuir o valor dessa atividade. Mas, com a habilidade dos autores em contar histórias e abordar questões fundamentais em torno da natureza do conhecimento científico, você perceberá que o motor do progresso científico reside nos problemas e desafios que ele encontra – até mais do que as “confirmações”. O sentimento é paradoxal: trata-se de celebrar os belíssimos resultados que a ciência alcançou a partir de uma história permeada de tentativas, erros e alguns acertos também.
Apesar de todos os desafios que podemos levantar em relação à ciência e seus desdobramentos, seja na atualidade ou nos seus diferentes momentos históricos, ela ainda é o exercício, por excelência, de elevação do espírito humano em busca da verdade. Verdade que nos faz transcender a busca individual e egoísta, e nos leva a uma atividade colaborativa e voltada ao bem-comum.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
E-book
Edição: 01
Volume: 01
Ano de Publicação: 2024
Referências
CONSOLMAGNO, Guy; GRANEY, Christopher M. Quando a ciência dá errado: o desejo e a busca pela verdade. Tradução de Alexandre Cherman. Curitiba: PUCPRESS, 2024. 220 p.
AUTOR
Guy Joseph Consolmagno, SJ
Astrônomo jesuíta e Diretor do Observatório do Vaticano. Doutor em Ciência Planetária e pesquisador na área de asteroides e meteoritos. Em 2014, ganhou a Medalha Carl Sagan da American Astronomical Society Division for Planetary Sciences. É autor de diversas publicações, algumas já traduzidas e publicadas pelo Instituto Ciência e Fé PUCPR no Brasil. Dentre elas estão: Os céus proclamam: astronomia no Vaticano; Vida inteligente no universo? A fé católica e a busca por vida extraterrestre inteligente; e Encontrando Deus no universo.
Christopher M. Graney
Astrônomo e historiador da ciência, desenvolve atividades junto ao Observatório do Vaticano em Roma e na Fundação do Observatório do Vaticano em Tucson, Arizona. Há alguns anos, seu foco de pesquisa tem sido a história da astronomia, especialmente do final do século XVI e início do século XVII. Autor de Mathematical Disquisitions: the booklet of theses immortalized by Galileo; e Setting aside all authority: Giovanni Battista Riccioli and the Science against Copernicus in the Age of Galileo.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Prefácio à edição brasileira………………………………………………………..13
Prefácio………………………………………………………………………………… 17
Introdução: Às vezes a ciência dá errado……………………………………. 21
Capítulo 1: As estrelas e nós………………………………………………………31
Capítulo 2: Copérnico e o alto-mar………………………………………….. 61
Capítulo 3: A Terra não gira……………………………………………………. 89
Capítulo 4: As luas escorregadias de Júpiter……………………………… 123
Capítulo 5: O culto da “inteligência”………………………………………. 147
Conclusão: Quando a fé dá errado………………………………………….. 179
Leitura adicional……………………………………………………………………193
Índice remissivo…………………………………………………………………… 199
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728