A Ética da Inteligência Artificial: Princípios, Desafios e Oportunidades

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

A Ética da Inteligência Artificial: princípios, desafios e oportunidades”, de Luciano Floridi, oferece uma análise profunda sobre o impacto da IA na sociedade contemporânea. O livro divide-se em duas partes: a primeira explora a IA como um divisor de águas na relação entre agência e inteligência, enquanto a segunda investiga as implicações éticas dessa nova realidade. Floridi argumenta que a IA representa uma nova forma de agência, passível de uso ético ou antiético, e defende a criação de diretrizes para sua aplicação responsável.

A obra apresenta um panorama completo da ética em IA, abordando desde os princípios norteadores até os desafios e as boas práticas para seu desenvolvimento e implementação. O autor examina os riscos da IA, como seu uso indevido, e destaca as oportunidades, especialmente no contexto da AI4SG (IA para o bem social). Com uma linguagem acessível, o livro convida à reflexão sobre o papel da IA na construção de um futuro positivo para a humanidade e o meio ambiente, defendendo a união da tecnologia com a sustentabilidade.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Edição: 01
Volume: 01
Ano de Publicação: 2024

Referências

FLORIDI, Luciano. A ética da inteligência artificial: princípios, desafios e oportunidades. Tradução de Juliana Vermelho Martins. Curitiba: PUCPRESS, 2024.

AUTOR

Luciano Floridi

Diretor Fundador do Yale Center for Digital Ethics, Professor de Ciência Cognitiva na Universidade de Yale e Professor de Sociologia da Cultura e Comunicação na Universidade de Bolonha. É mundialmente conhecido como uma das vozes de maior autoridade da filosofia contemporânea, o fundador da filosofia da informação e um dos maiores intérpretes da revolução digital. Suas mais de 300 publicações sobre filosofia da informação, ética digital, ética da IA e filosofia da tecnologia foram traduzidas para vários idiomas.

COMPARTILHE

SUMÁRIO

Prefácio

Agradecimentos

Lista de figuras

Lista de tabelas

Lista das abreviações e acrônimos mais comuns

PARTE UM ENTENDENDO A IA

  1. Passado: A ascensão da IA
  2. Presente: A IA como uma nova forma de agência, não de inteligência
  3. Futuro: O desenvolvimento previsível da IA
  4. Uma estrutura unificada de princípios éticos para a IA
  5. Dos princípios às práticas: Os riscos de ser antiético
  6. Ética branda e governança de IA
  7. Mapear a ética dos algoritmos
  8. Práticas ruins: O uso indevido da IA para o mal social
  9. Boas práticas: O uso adequado da IA para o bem social
  10. Como criar uma Sociedade de IA Boa: Algumas recomendações
  11. O gambito: Impacto da IA nas mudanças climáticas
  12. IA e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
  13. Conclusão: O Verde e o Azul

Referências

OUTRAS PUBLICAÇÕES