SINOPSE
Atualmente, um dos desafios dos estudos sociais da criança e de suas infâncias consiste em afirmá-los como um campo de orientações epistemológicas para as políticas educativas, a formação de professores e a fundamentação de práticas destinadas à educação da criança. Com a intenção de contribuir com este cenário, apresentamos este livro que compõe uma coleção de obras referentes aos estudos da criança na formação de professores. “Pesquisa com crianças” é o tema desta obra e, para isto, convidamos pesquisadores de universidades nacionais e internacionais a sistematizarem estudos e reflexões sobre investigações com crianças e suas contribuições para a formação de professores.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 13 x 20 cm
Páginas: 352
Ano: 2015
Referência
ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. Pesquisa com crianças e a formação de professores. Curitiba: PUCPRESS, 2015.
AUTOR
Ens, Romilda Teodora (Organizador), Behrens, Marilda Aparecida (Organizador)
Grupo Marista
O Grupo Marista faz parte da Província Marista Brasil Centro-Sul, unidade administrativa do Instituto Marista que foi idealizado em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia, o Grupo Marista atua nas áreas da educação (da escola à universidade) e saúde (por meio de seus hospitais) e trabalha para promover um mundo melhor, mais humano e mais solidário promovendo a vivência e a disseminação de valores humanos, cristão e Maristas.
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SUMÁRIO
Prefácio
Apresentação
Parte 1 – Pesquisa com crianças: desafios e contribuições na formação de professores
Pesquisa com crianças: da invisibilidade à participação – com implicações na Formação de professores?
Pesquisas com crianças: contribuições para se repensar a prática pedagógica na educação infantil e os cursos de formação de professores
Educação infantil: a professora do conhecimento técnico e a professora da sabedoria prática
Reflexões sobre a participação das professoras de Educação Infantil nas pesquisas acadêmicas
Ser visível: sobre o estatuto social das crianças nos contextos de ensino e de pesquisa
Pesquisa com crianças e a prática docente
Parte 2 – Pesquisas com crianças: metodologias e relações com a formação docente
Pesquisa interpretativa com crianças bem pequenas “Rituais de delicadeza”: contribuições para o debate sobre relações entre pesquisador e crianças na pesquisa etnográfica
Educação histórica: pesquisa com crianças e formação de professores
Crianças, brincadeiras e formação de professores: lições de escolas, mídia e instituições de acolhimento
Representações de gênero expressas nas falas e nos corpos das crianças: implicações para a formação docente
Instrumentos e procedimentos metodológicos para pesquisas com crianças: desafios e proposições
Sobre os autores
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728