SINOPSE
YI-FU TUAN E VINCENZO SUSCA – Em uma nova rodada de entrevistas, o Instituto Ciência e Fé PUCPR e a PUCPRESS buscam refletir sobre as consequências, os reajustamentos e o futuro da humanidade na sociedade pós-Covid-19.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
E-book
Formato: pdf
Páginas: 12
Ano: 2021
Referência
INSTITUTO CIÊNCIA E FÉ (ICF). Pensar (im)pensável: ICF PUCPR e PUCPRESS debatem a pandemia com Yi-Fu Tuan e Vicenzo Susca, parte 2. Curitiba: PUCPRESS, 2021. DOI https://doi.org/10.7213/pensarimpensavel.011
AUTOR
Yi-Fu Tuan
É geógrafo sino-americano, professor da Universidade de Wisconsin, em Madison, nos EUA, e autor de diversas obras. Foi laureado, em 2012, com o Prêmio Vautrin Lud, uma das maiores honrarias no campo da Geografia.
Vincenzo Susca
É sociólogo francês, diretor do departamento de sociologia na Universidade Paul-Valéry, de Montpellier, na França.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Yi-Fu Tuan
Você poderia nos explicar um pouco a noção de topofilia, a qual você emprega em suas obras?
Você disse que se interessou pelo tema da topofilia após sua visita a Minnesota, em 1969. Poderia explicar mais sobre essa relação entre esse lugar específico e o tema?
A pandemia reativou uma série de noções espaciais em nosso cotidiano, como “distanciamento”, “isolamento”, entre outros. Podemos considerar tal fenômeno como uma ressignificação do saber geográfico em nossas vidas?
A pandemia acentuou as desigualdades sociais. Quais são, para o futuro, os desafios e os possíveis antídotos para a solução deste problema?
Como discutir limites territoriais com a globalização e as ondas de migração contemporâneas?
Como a geografia pode nos ajudar a repensar o contexto pós-pandêmico?
E gostaria de insistir na sua visão sobre o papel do conhecimento humanístico para a construção de um mundo melhor e mais justo. Como eles devem agir para promover este projeto?
Vicenzo Susca — PARTE II
O que devemos aprender com essa pandemia?
Com a pandemia, houve uma explosão de fatores devido à busca por conteúdo audiovisual via streaming, videogames e redes sociais. Trata-se de entretenimento e fuga ou bem alienação e mercantilização da vida?
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728