Pastoral na educação infantil: referencial para a ação pastoral-pedagógica

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

A obra é o registro de uma caminhada ante o desafio de constituir uma escola em pastoral, buscando ampliar a compreensão e aprofundar conceitos que embasam o trabalho nos campos pastoral e pedagógico. Com fundamentação consistente, o livro relata práticas de evangelização desenvolvidas com crianças das escolas brasileiras que compõem as Unidades Maristas. Nelas, a criança é vista como sujeito capaz de produzir ideias e sentidos, de compreender e significar suas experiências, expressando-se por meio de diferentes linguagens. Para a evangelização, nesse contexto, toma-se como base a interlocução e a proposição, e não a imposição de conceitos e verdades às crianças. O livro mostra como são valorizados o diálogo com a realidade e a análise das relações entre as crianças, suas famílias e comunidades, de modo a perceber como entendem e se relacionam com espiritualidade, religião e Deus. Assim, a ação evangelizadora preserva o diálogo ecumênico e inter-religioso.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 9 x 14 cm
Páginas: 207
Ano: 2012

Referência
GRUPO MARISTA. Pastoral na educação infantil: referencial para a ação pastoral-pedagógica. Curitiba: PUCPRESS, 2012.

AUTOR

Grupo Marista
O Grupo Marista faz parte da Província Marista Brasil Centro-Sul, unidade administrativa do Instituto Marista que foi idealizado em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia, o Grupo Marista atua nas áreas da educação (da escola à universidade) e saúde (por meio de seus hospitais) e trabalha para promover um mundo melhor, mais humano e mais solidário promovendo a vivência e a disseminação de valores humanos, cristão e Maristas.

COMPARTILHE

SUMÁRIO

Prefácio

1. Introdução

2. Conceitos que embasam a Ação Pastoral
2.1. Evangelização
2.2. Pastoral

3. Contexto institucional
3.1. Missão Educativa Marista
3.2. Valores institucionais do Grupo Marista
3.3. Concepções de criança e infância
3.4. Projeto para a Educação Infantil Marista

4. Caminhos para a Ação Pastoral
4.1. Identidade e Ação Pastoral no Grupo Marista
4.2. Infância e religiosidade: nos passos de uma teologia da criança
4.3. Planejamento: delineando possibilidades
4.4. Mediação e projetualidade
4.5. Avaliação: observação e registro
4.6. Comunidade educativa

5. Relatos de experiência

6. Considerações finais
Referências
Referências complementares
Glossário
Sobre os autores

OUTRAS PUBLICAÇÕES