Olhares sobre o Prouni na PUCPR: uma análise sobre o acesso e a permanência de jovens bolsistas no ensino superior 2

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SINOPSE

O acesso à formação universitária para muitos é mais do que uma etapa no ciclo de aprendizado e desenvolvimento, é um marco histórico que, algumas vezes, ultrapassa gerações. Uma formação universitária e a consequente conquista de uma profissão é capaz de transformar realidades, quebrar ciclos e impactar diretamente indicadores econômicos e sociais. Mas, numa sociedade que vive tantas desigualdades, ter acesso à universidade pode ser literalmente impossível.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo governo brasileiro em 2004, a partir da conjunção de dois fatores: aumento da demanda por educação superior e existência de vagas ociosas no setor privado. O lançamento do Prouni está entre os passos que visam a desconstrução de uma triste realidade brasileira: o ensino privado custa caro e o ensino público não oferece base sólida para o acesso às universidades federais e estaduais.

Desde a sua chegada, o Prouni já tornou possível uma formação universitária a muitos jovens de baixa renda. Mas, mediante a uma realidade de tanta desigualdade, seria o acesso à universidade o único desafio desses jovens? O livro Olhares sobre o Prouni na PUCPR: uma análise sobre o acesso e a permanência de jovens bolsistas no Ensino Superior é resultado de um trabalho de dois anos desenvolvido pelo Observatório das Juventudes e pelo Instituto Ciência e Fé da PUCPR.

Organizado por Fabiano Incerti, Gustavo Bruno de Paula e Saulo Geber, o estudo consiste em um dos produtos do Ciclo Advocacy implementado pela universidade com o objetivo de compreender a situação de jovens alunos bolsistas, buscando fundamentar e desenvolver boas práticas institucionais para garantir seus direitos. Ao longo da obra, os autores apresentam e analisam os resultados de uma ampla pesquisa com cerca de 4.000 estudantes bolsistas Prouni da PUCPR com dados que buscam caracterizar não apenas o perfil social desses sujeitos, mas também sua vivência universitária e dimensões mais amplas, como moradia, trabalho e práticas culturais.

“A pesquisa realizada pela PUCPR […] poderá trazer externalidades positivas em diferentes instâncias. Em primeiro lugar, no âmbito da própria instituição, com vistas ao aperfeiçoamento de seus mecanismos internos de assistência estudantil. Numa segunda

instância, poderá oferecer subsídios às instituições congêneres, uma vez que os prounistas dessas instituições estariam sujeitos a dificuldades semelhantes às de seus colegas da PUCPR. Por fim, os subsídios disponibilizados por meio deste livro, que corroboram estudos correlatos, poderão contribuir para o redesenho e o aperfeiçoamento dessa política pública.” (Paulo Roberto Corbucci)

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

E-book

Formato: pdf
Páginas: 160
Ano: 2018

Referência

INCERTI, F.; GEBER, S. (Orgs.). Olhares sobre o Prouni na PUCPR 2. v. 1. Curitiba: PUCPRESS, 2018.

AUTOR

Fabiano Incerti
Possui licenciatura em Filosofia e História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (2018). Atualmente é diretor do Instituto Ciência e Fé e Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas e autores: filosofia moderna e contemporânea, diagnósticos críticos da contemporaneidade, tragédia grega, diálogo ciência, cultura e fé, mística e espiritualidade; Michel Foucault, Pierre Hadot, Roland Barthes.

Saulo Geber
Doutor em Educação Pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Graduado em Psicologia (bacharel e psicólogo) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Tem experiência nas áreas de psicologia, juventude, políticas públicas e educação em espaços escolares e não-escolares. É professor auxiliar do curso de psicologia da PUCPR e Coordenador do Observatório das Juventudes da PUCPR.

Gustavo Bruno de Paula
Cientista Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela UFMG com período de pesquisa na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Argentina. Doutorando em Educação pela UFMG com período de estudos na Universidade de Toronto – Canadá. Pesquisador Visitante do Laboratório de Dados, Equidade e Política no Setor Educacional no Instituto de Ontário para Estudos em Educação. Integrante do grupo de pesquisa Observatório Sociológico Família-Escola. Membro da comissão editorial da Revista Docência no Ensino superior, sendo parecerista ad hoc da Revista Educação em Foco, Revista Três Pontos e Comparative and International Education. Atua em pesquisas na área de sociologia da educação, desigualdades educacionais e acesso e permanência no ensino superior.

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SUMÁRIO

Prefácio

Apresentação

Parte I
Contextualizando a pesquisa
Aspectos metodológicos
O perfil social dos bolsistas do PROUNI
Condições de moradia
Relação com o trabalho
Trajetória escolar
Vivência universitária: percursos e percalços
Considerações finais sobre acesso e permanência

Parte II
Alimentar-se ou educar-se: direitos e privações no acesso ao ensino superior
Juventude e migração: desafios para além da educação
Juventude, educação e trabalho: sentidos e tensões de uma relação complexa

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