SINOPSE
A segunda década do século XXI terminou com uma notícia que de início pareceu menor do que se transformou meses depois. Quem poderia imaginar que aquelas primeiras notícias vindas de um hospital de uma cidade do interior da China, na virada do ano 2019 para 2020, poderiam impactar de tal forma as vidas do planeta? Tudo começou com sete pacientes internados com pneumonia em dezembro de 2019 em Wuhan, e ao longo dos meses que se seguiram os números de infectados no mundo chegam à casa de milhões, dentre eles centenas de mortos. Esse é um cenário assustador para um mundo em que a crença cega em avanços da tecnologia pode nos salvar de tudo. E de repente tudo o que parecia certo se transformou em dúvidas, em perdas, de trabalho, de renda, de familiares, amigos, o mero ato do encontro entre as pessoas tornou-se uma ameaça. Diante de todo esse quadro que nos colocou como protagonistas e coadjuvantes de um episódio de uma série distópica, um grupo de pesquisadores, filósofos, historiadores, teólogos, pedagogos, construiu reflexões a respeito da efemeridade da existência humana, ao mesmo tempo em que propõe argumentos a favor de uma vida mais digna, da singeleza das relações entre os seres, e da importância da dignidade e do amor.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
E-book
Formato: epub
Páginas: 130
Ano: 2020
Referência
PILLA, M. C. B. A.; VON SINNER, R. (orgs.). O ser humano em tempos de Covid-19. Curitiba: PUCPRESS, 2020. 178p.
AUTOR
Maria Cecília Barreto Amorim Pilla
Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas, do qual também é coordenadora, e do Curso de Licenciatura em História.
Rudolf von Sinner
Doutor em Teologia pela Universidade de Basileia e livre-docente em Teologia Sistemática pela Universidade de Berna, ambas na Suíça. Professor adjunto e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), atuando também no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos. Professor extraordinário na Universidade de Stellenbosch, África do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Prefácio
Apresentação
Introdução
Temor e esperança: agir e resistir em tempos de pandemia
Da fragilidade humana à fragilidade da ciência: é possível ter esperança diante da incerteza?
Portanto, não separe a ciência o que o vírus uniu: reflexões sobre a COVID-19 e a finitude humana
Sofrimento e sentido: compaixão como desafio ético
Onde está Deus na pandemia?
Múltiplas violências no espaço privado: o lar e a família durante a COVID-19
Dissonâncias da educação escolar no período de pandemia
A tomada de consciência de professores em tempos de pandemia
Percepções sobre os processos de escolarização remota em tempos de COVID-19
Referências
Sobre as autoras e os autores
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728