SINOPSE
A política nunca vivenciou descrédito tão expressivo como o dos dias atuais. O povo está exausto. Vivemos a polarização, não se vê mais esperança no poder público, não se vê a política a serviço do bem comum, não se acredita que ela seja capaz de cumprir o que propõe o fundamento universal inaugurado pelos gregos – arte de governar e de gerir os destinos da cidade.
Pensar a política sempre foi uma tarefa bastante complexa, mas essa impressão geral da atualidade deve-se ao sentimento de que a política está convertida a priorizar os interesses de grandes grupos econômicos em detrimento às necessidades individuais e coletivas fundamentais ao bem comum. Um controle do poder privado sobre o poder público que se reflete no aumento da violência, da desigualdade social, do narcotráfico, das guerras, da migração e da corrupção.
É nesse ambiente incerto que nasce a pergunta: como a filosofia pode contribuir para iluminar a realidade política dos nossos tempos? O pensamento político em movimento: ensaios de filosofia política vol. 1, não tem a pretensão de apresentar uma resposta pronta e definitiva para o atual problema da política, mas promover a reflexão, o debate e o diálogo a partir dos grandes mestres da filosofia política de nossa história, de modo que com eles seja possível pensarmos novas alternativas políticas para as necessidades de nossos tempos.
Com reflexões sintonizadas às obras anteriormente publicadas, Ética em movimento (2009) e Natureza humana em movimento (2012), a série apresenta, em linguagem clara e sem perder o rigor conceitual, ideias centrais do debate filosófico sobre Ética, Antropologia e, neste volume específico, sobre Política. Seus ensaios, distribuídos cronologicamente, permitem ao leitor acompanhar e identificar historicamente o desenvolvimento do discurso filosófico sobre a política. Neste Volume 1 de O pensamento político em movimento serão apresentados os autores fundamentais do universo da filosofia política do mundo antigo, medieval e moderno, até Fichte.
“Para o leitor que busca uma compreensão meramente formativa, ou mesmo para o especialista preocupado com uma releitura conceitual, essas obras sobre os grandes pensadores da história da filosofia oferecem uma base teórica para repensar e reconstruir os alicerces sobre a compreensão, a afirmação, ou mesmo a negação do homem como zoon politikón.” (Os organizadores)
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 292
Ano: 2016
E-book
Formato: epub
Páginas: 230
Ano: 2017
Referência
SGANZERLA, A.; VALVERDE, A. J. R. FALABRETTI, E. (orgs.). O pensamento político em movimento: Ensaios de filosofia política. v. 1. Curitiba: PUCPRESS, 2016.
AUTOR
Ericson Sávio Falabretti
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade Jean Moulin (Lyon-França) desenvolvendo pesquisa sobre estruturalismo e fenomenologia na obra de Merleau-Ponty. Professor Titular do Curso de Filosofia da PUCPR e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma instituição. Desenvolve pesquisas nas linhas de Filosofia Política e Epistemologia com ênfase em Rousseau e Merleau-Ponty, concentrando-se em termos como percepção, linguagem, corpo, estrutura, pintura, entre outros.
Anor Sganzerla
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Adjunto de Filosofia da PUCPR e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Bioética pela mesma instituição. É membro do NET (Núcleo de Estudos da Técnica), do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética), da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética) e do GT Hans Jonas da ANPOF. Preside a Sociedade Brasileira de Bioética da Regional Paraná. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados às questões éticas das biotecnologias, da tecnociência e da bioética ambiental.
Antonio José Romera Valverde
Doutor em Educação – Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Professor Titular de Filosofia da PUC-SP. Professor de Filosofia do Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos da EAESO-FGV. Coordenador do Núcleo de Estudos do Renascimento da PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa Renascimento, Ética, Política e Religião. Editor da Revista de Filosofia Aurora.
Membro do Conselho Editorial da Revista de Filosofia Reflexão. Coeditor da Revista Hypnos. Membro permanente do Comitês de Ética em Pesquisa da PUC-SP. Membro Titular do GT Ética e do GT Hans Jonas.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
1. Platão: a política entre o bem e o justo
Bortolo Valle
2. Aristóteles: a autossuficiência na política
João Habuss
3. Agostinho: o governo das duas cidades
Noeli Dutra Rossatto
4. Marsílio de Pádua: a importância do cidadão
Sérgio Ricardo Strefling
5. Erasmo de Rotterdam: a educação do príncipe cristão
Sidnei Francisco do Nascimento
6. Maquiavel: precursor do realismo político
Antonio José Romera Valverde
7. La Boétie: a servidão voluntária
Edson Donizete Toneti
8. Grotius: a política proveniente do direito natural
Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd
9. Hobbes: o poder de estado entre a força e o direito
Maria Isabel Limongi
10. Espinosa: a trama afetiva da política
Luiz Carlos Montans Braga
11. John Locke: a política como liberdade do indivíduo
Ascísio dos Reis Pereira
12. Montesquieu: a moderação política como garantia de liberdade
Renato Moscateli
13. David Hume: influência política e facção
Nilo Henrique Neves dos Reis
14. Rousseau: os fundamentos do republicanismo moderno
Ericson Falabretti
15. Kant: a política e o antagonismo
Rejane Schaefer Kalsing
16. Fichte: a revolução francesa e napoleão
Theresa Calvet de Mahalhães
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728