SINOPSE
A Universidade é um laboratório da sociedade, tendo na experiência acadêmica a oportunidade de antecipar aquilo que se almeja para toda a sociedade. Isso explica a enorme relevância do seu papel de preparação de homens e mulheres para atuar em benefício do bem comum, unindo de forma produtiva os princípios do conhecimento e da cidadania.
O poder do ensino superior enquanto agente de transformação é a razão do consenso entre docentes, discentes, gestores, especialistas e lideranças políticas, sobre a urgente necessidade de mudança nos procedimentos e estruturas universitárias, a fim de atender os desafios da sociedade contemporânea. No Brasil, a PUCPR é pioneira no processo de mudança e assume esse protagonismo fazendo-o de forma institucional.
Este livro, mais do que o relato sobre a experiência da PUCPR, é parte dessa missão de tornar o processo institucional e vivo, convocando toda a comunidade universitária a refletir e debater a missão da educação na formação de sujeitos autônomos, cooperativos, dedicados, críticos e honestos.
Reunindo textos de diferentes matizes, os três autores compartilham sua experiência acadêmica de ensino, pesquisa e gestão universitária como contribuição para esse debate. Autonomia, dedicação, cooperação, senso crítico e honestidade são os princípios que orientam as práticas cotidianas de docentes e discentes e formam, assim, o Mosaico de cinco cores que busca realçar as tinturas da realidade universitária brasileira.
“Como obra paciente e cuidadosa, este mosaico traduz o esforço e a urgência de que as velhas estruturas universitárias adquiram novo colorido, por meio das pequenas peças de nossas práticas cotidianas, que, somadas, formam o quadro harmônico de uma nova realidade educativa. Autonomia, dedicação, cooperação, senso crítico e honestidade são as cinco cores que hão de renovar nossos olhares.” (Os autores)
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 17 x 25 cm
Páginas: 128
Ano: 2016
E-book
Formato: epub
Páginas: 158
Ano: 2017
Referência
Martins, V.; et al. Mosaico de cinco cores: Princípios orientadores para os processos de ensino e aprendizagem na educação superior. Curitiba: PUCPRESS, 2017.
AUTOR
Cinthia B. Spricigo
Doutora e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, instituição onde também se graduou em Engenharia de Alimentos. Especialista em Educação a Distância, é professora titular da PUCPR e atual diretora de Suporte à Graduação da universidade, atuando na inovação do ensino de Graduação.
Jelson Oliveira
Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, doutor em Filosofia pela UFSCar, mestre e graduado em Filosofia pela UFPR. Foi diretor de Graduação da PUCPR, onde coordenou o curso de Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Filosofia. É autor de vários artigos e livros, entre os quais estão “Diálogo sobre o tempo” (PUCPRess, 2015) e os três volumes da coleção “Sabedoria prática” (PUCPRess, 2014).
Vidal Martins
Doutor em Informática pela Université de Nantes (França), mestre em Informática pela PUCPR e graduado em Processamento de Dados pela UFPR. Atualmente, é professor e pró-reitor de Graduação da PUCPR, onde também exerceu as funções de decano da Escola Politécnica, diretor de Educação Continuada, editor-chefe da Editora Universitária Champagnat e coordenador dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Tecnologia em Jogos Digitais e Sequencial em Redes de Computadores.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Introdução
1. Autonomia
O despertar de um sujeito autônomo: tornar-se quem se é
As metodologias para aprendizagem ativa e a autonomia
Autonomia e cooperação
Um procedimento de aprendizagem autorregulada: caminho possível para favorecer a autonomia
Rosane de Mello Santo Nicola
2. Dedicação
O anjo de Michelângelo
A espera pelo “milagre”: um prejuízo educativo
Aumentar a dedicação para melhorar a aprendizagem
Uma experiência de dedicação
Simone Maria Malucelli Pinto
3. Cooperação
O individualismo contemporâneo
O paradoxo da cooperação: a experiência da incompletude
Cooperação na aprendizagem
Cooperação e experiência universitária
Eliane Cristine Francisco Maffezzolli e Kleber Bez Birolo Candiotto
4. Senso crítico
A tarefa crítica do pensamento
Sair da menoridade: pensar por si mesmo
A educação do senso crТtico
O senso crítico como princípio educativo
Cauê Krüger
5. Honestidade
A flor e a deusa da honestidade
A honestidade e a educação superior
O plágio como prática desonesta no ambiente acadêmico
A honestidade no contexto universitário
Elisangela Ferretti Manffra
Referências
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728