SINOPSE
Ivana Marková, cientista social com interesse primário pelo estudo do pensamento e de suas manifestações na linguagem, tem em sua obra marcas de uma profunda discussão epistemológica ao longo de suas investigações sobre problemas sociais e psicológicos das pessoas com dificuldades de aprendizagem e com paralisia cerebral, focando-se, sobretudo, na linguagem, na comunicação e na interdependência entre Eu e Outros.
Sua pesquisa, de contribuição essencial para a psicologia, ganha a mesma relevância no campo da educação, especialmente pela capacidade de teorizar a dialogicidade como um fundamento do pensar e do agir humanos. Os resultados são livros dedicados ao debate de metodologias, à análise de investigações empíricas e avanços teóricos acerca da linguagem e do conhecimento, culminando no desenvolvimento de sua alternativa dialógica e oferecendo base teórica consistente para compreender, analisar e discutir questões sociais complexas.
Este livro combina trabalhos teóricos a investigações empíricas rigorosas para apresentar a ética da dialogicidade como alternativa à estreita perspectiva do individualismo e do cognitivismo que tem tradicionalmente dominado o campo da psicologia social. Sua tradução para o português é fruto do esforço de Adelina Novaes, apoiada por um time de grandes nomes no campo da educação, incluindo o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação. A tradução exímia e cuidadosa é resultado do trabalho de Lilian Ulup (in memoriam), psicóloga experiente, com domínio da teoria das representações sociais e autora de outras traduções de mesma relevância para a ciência.
“Finalizado o projeto, esquivo-me nas breves palavras desta nota, do risco de apresentar a obra de Ivana Marková, deixando na leitura e na interpretação vivazes dos colegas brasileiros a minha expectativa de ter contribuído, ao trazer este livro para nosso âmbito nacional, para a constante ampliação das discussões em representações sociais.” (Adelina Novaes)
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 15 x 23 cm
Páginas: 128
Ano: 2017
Referência
MARKOVÁ, I. Mente dialógica: Senso comum e ética. Curitiba: PUCPRESS, 2017.
AUTOR
Ivana Marková
Professora emérita de Psicologia na University of Stirling, Reino Unido e professora visitante no Departamento de Psicologia Social da London School of Economics and Political Science. Membro da British Academy, da RoyalSociety of Edinburgh e da British Psychological Society. Consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação coordenado por Lúcia Villas Bôas (FCC) e Adelina Novaes (FCC), e pesquisadora no projeto Subjetividade social docente e políticas de subjetividade: aportes de uma perspectiva psicossocial, coordenado por Adelina Novaes.
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SUMÁRIO
Prefácio e agradecimentos
Nota à edição brasileira
Figuras
Introdução
Parte I: Pensamento e conhecimento “superior” e “inferior”
1. Do mythos e irracionalidade ao logos e à racionalidade
2. Em direção ao senso comum de Giambattista Vico
3. Senso comum nas ciências humanas e sociais
Conclusão da Parte I
Parte II: Dialogicidade como uma epistemologia da vida cotidiana e das práticas profissionais
4. A ética das relações Ego-Alter-Objeto
5. Confiança epistêmica
6. Responsabilidade epistêmica
7. A mente dialógica nas práticas profissionais
Conclusão da Parte II
Referências
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