SINOPSE
Marketing e Cognição traz uma síntese das principais e recentes descobertas da área da psicologia cognitiva aplicadas ao marketing e consumo. Dedica-se aos profissionais e acadêmicos da área de negócios, mas também a todos nós, consumidores, os quais desejamos aprimorar nossa capacidade de escolha. As pesquisas sobre cognição têm demonstrado como os consumidores fazem julgamentos em contextos cada vez mais complexos, incertos e saturados de opções e informações. Entender o funcionamento dos diversos processos cognitivos possibilita aos consumidores aprimorar suas preferências e, consequentemente, melhorar seu bem-estar. Este conhecimento também permite aos profissionais da área de negócios o verdadeiro entendimento sobre muitas práticas de marketing, além de contribuir para um trabalho mais responsável e exitoso. Viver é decidir, portanto, esta habilidade merece especial atenção em nosso desenvolvimento humano. A riqueza de conteúdo, aliada a transmissão acessível dos achados científicos, permitirá aos leitores ampliar o conhecimento sobre como aprimorar suas decisões.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 160
Ano: 2021
E-book
Formato: epub
Páginas: xx
Ano: 2021
Referência
SEMPREBON, Elder. Marketing e cognição. Curitiba: PUCPRESS, 2022.
AUTOR
Elder Semprebon
É Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e há mais de uma década dedica-se à pesquisa e ao ensino nas áreas de marketing e comportamento do consumidor. Possui inúmeros artigos publicados em congressos e periódicos científicos. Atualmente é professor no Departamento de Administração da UFPR.
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SUMÁRIO
Introdução
Atenção
Atenção e propaganda
Atenção e ambiente de loja
Atenção e escolha de produtos
Memória
Memória e nome de marca
Memória e significado de marca
Memória e propaganda
Memória e fidelidade de clientes
Esquecimento
Criatividade
Fatores pessoais e criatividade
Relações sociais e criatividade
Fatores situacionais e criatividade
Criatividade e comunicação
Mindsets
Mindsets fixo e de crescimento
Mindset de maximização
Mindset de apoio (reforço) e contra-argumentação
Mindset de ocupação
Mindset de recomeço (fresh start)
Mindset de deliberação e implementação
Priming
Tipos de priming
Decisões de compra: marcas e estímulos sensoriais
Negócios e dinheiro
Comportamento moral, pró-social e sustentável
Heurísticas e vieses cognitivos
Heurística de representatividade
Heurística de disponibilidade
Ancoragem e ajuste
Vieses cognitivos
Considerações finais
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