SINOPSE
COMBO METODOLOGIAS ATIVAS
Técnicas para avaliação da aprendizagem: Este livro foi escrito para ajudar os professores universitários a identificar com eficiência o que eles acreditam ser importante que os alunos aprendam; implementar atividades apropriadas para garantir que os alunos aprendam e depois registrar, interpretar e relatar o aprendizado dos estudantes às várias partes interessadas, incluindo os próprios alunos. Apresentamos essas técnicas aos nossos colegas professores universitários, portanto, como uma coleção de 50 estruturas cuidadosamente projetadas para a realização de uma concepção de ensino, aprendizado e avaliação ininterrupta e inter-relacionada. Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências: É bem-vinda a edição brasileira de Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. Este livro, dirigido à formação de professores, ao tratar avaliações e competências de forma articulada e com sentido de realidade, apresenta clareza conceitual, tratamento de diferentes dimensões, riqueza de exemplos, questionamento permanente e debate de controvérsias. Além de seu sentido formativo, reforçado por resumos de tópicos e exercícios de ilustração, ele também pode ser considerado um texto de referência, dada a variedade de abordagens que apresenta para fundamentos e práticas, e dado o cuidado com que estabelece terminologias, definições e tipologias. Mosaico de cinco cores: Como obra paciente e cuidadosa, este mosaico traduz o esforço e a urgência de que as velhas estruturas universitárias adquiram novo colorido, por meio das pequenas peças de nossas práticas cotidianas, que, somadas, formam o quadro harmônico de uma nova realidade educativa. Autonomia, dedicação, cooperação, senso crítico e honestidade são as cinco cores que hão de renovar nossos olhares.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 21 x 28 cm
Páginas: 1101
Ano: 2021
AUTOR
Elizabeth F. Barkley
Bacharel e mestre pela Universidade da Califórnia, Riverside e PhD pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Atualmente, é professora de música no Foothill College, Los Altos, Califórnia. Com quase 4 décadas como professora inovadora e reflexiva, recebeu inúmeras honrarias e prêmios.
Claire Howell Major
Bacharel pela Universidade de South Alabama, mestre pela Universidade do Alabama em Birmingham e PhD pela Universidade da Geórgia. Atualmente, é professora de educação superior na Universidade do Alabama em Tuscaloosa, Alabama. Seus interesses de pesquisa estão nas áreas de trabalho docente, abordagens pedagógicas, tecnologia para ensino e aprendizado on-line.
Gérard Scallon
Leciona avaliação de aprendizagens na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Laval, Quebec, desde 1968. Diplomado em Pedagogia pela Universidade Laval, obteve seu doutorado (PhD) em 1973 no Ontario Institute for Studies in Education, na Universidade de Toronto. Os trabalhos mais relevantes em sua carreira de professor e pesquisador tratam da metodologia de avaliação formativa e, mais recentemente, da avaliação das competências. É autor de dois livros que discutem a importância do feedback como método de controle de aprendizagem na avaliação formativa. O aparecimento da abordagem por competências gerou uma série de reflexões sob o ponto de vista da avaliação da aprendizagem. Essa é, principalmente, a questão tratada neste livro. Mas sua reflexão não terminou com esse texto. G. Scallon prosseguiu nos estudos com um novo livro: Dessavoirs aux compétences: explorations en évaluation, que discute especialmente a noção de progressão. O autor criou e implantou cursos de graduação e de pós-graduação, destinados tanto a futuros professores quanto a administradores de escolas, sobre avaliação formativa e avaliação das competências.
CINTHIA B. SPRICIGO
Doutora e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, instituição onde também se graduou em Engenharia de Alimentos. Especialista em Educação a Distância, é professora titular da PUCPR e atual diretora de Suporte à Graduação da universidade, atuando na inovação do ensino de Graduação.
JELSON OLIVEIRA
Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, doutor em Filosofia pela UFSCar, mestre e graduado em Filosofia pela UFPR. Foi diretor de Graduação da PUCPR, onde coordenou o curso de Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Filosofia. É autor de vários artigos e livros, entre os quais estão “Diálogo sobre o tempo” (PUCPRess, 2015) e os três volumes da coleção “Sabedoria prática” (PUCPRess, 2014).
VIDAL MARTINS
Doutor em Informática pela Université de Nantes (França), mestre em Informática pela PUCPR e graduado em Processamento de Dados pela UFPR. Atualmente, é professor e pró-reitor de Graduação da PUCPR, onde também exerceu as funções de decano da Escola Politécnica, diretor de Educação Continuada, editor-chefe da Editora Universitária Champagnat e coordenador dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Tecnologia em Jogos Digitais e Sequencial em Redes de Computadores.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Técnicas para avaliação da aprendizagem
Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências
Mosaico de cinco cores
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728