Imigração, educação e escolas étnicas no Paraná

IMPRESSO

Valor:

Não Disponível

EBOOK

Valor:

Gratuito

SINOPSE

Este livro contribui para a construção de uma história das experiências escolares de imigrantes e/ou escolas étnicas no Paraná. A ideia para a criação e o desenvolvimento dos capítulos da obra recai no ineditismo da temática, qual seja, sua especificidade em relação ao Paraná. De certa forma, as abordagens teóricas sobre os imigrantes incidem sobre os estudos dos fluxos imigratórios, a instalação das colônias, as contribuições para a produção econômica, a arquitetura, a gastronomia, entre outros.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

E-book
Formato: pdf
Páginas: 265
Ano: 2016

Referência
RENK, V. E. (org.). Imigração, educação e escolas étnicas no Paraná. Curitiba: PUCPRESS, 2016. 260p.

AUTOR

Valquiria Elita Renk
É Professora Titular da PUCPR, Professora Permanente do Mestrado em Bioética (PUCPR) e do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PUCPR).

COMPARTILHE

SUMÁRIO

Apresentação

Capítulo 1 – A questão da criança e do adolescente na historiografia paranaense

Capítulo 2 – Concepções, disposições e proliferações das afinidades coloquiais e linguísticas nas escolas elementares da península itálica e das terras brasileiras

Capítulo 3 – A experiência das escolas eslavas no Paraná: entre a manutenção da cultura e as resistências (1870-1938)

Capítulo 4 – Escolas elementares públicas nas regiões de colonização italiana no Paraná: instâncias de primeiras aprendizagens e de moralização da infância

Capítulo 5 – A experiência escolar dos alemães menonitas no Brasil (1930-1970)

Capítulo 6 – Elo de pertencimento: a educação como fator de transformação social e herança cultural japonesa

Capítulo 7 – Educação muçulmana na década de 1970 em Curitiba

Sobre os autores

OUTRAS PUBLICAÇÕES