SINOPSE
Este livro contribui para a construção de uma história das experiências escolares de imigrantes e/ou escolas étnicas no Paraná. A ideia para a criação e o desenvolvimento dos capítulos da obra recai no ineditismo da temática, qual seja, sua especificidade em relação ao Paraná. De certa forma, as abordagens teóricas sobre os imigrantes incidem sobre os estudos dos fluxos imigratórios, a instalação das colônias, as contribuições para a produção econômica, a arquitetura, a gastronomia, entre outros.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
E-book
Formato: pdf
Páginas: 265
Ano: 2016
Referência
RENK, V. E. (org.). Imigração, educação e escolas étnicas no Paraná. Curitiba: PUCPRESS, 2016. 260p.
AUTOR
Valquiria Elita Renk
É Professora Titular da PUCPR, Professora Permanente do Mestrado em Bioética (PUCPR) e do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PUCPR).
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Apresentação
Capítulo 1 – A questão da criança e do adolescente na historiografia paranaense
Capítulo 2 – Concepções, disposições e proliferações das afinidades coloquiais e linguísticas nas escolas elementares da península itálica e das terras brasileiras
Capítulo 3 – A experiência das escolas eslavas no Paraná: entre a manutenção da cultura e as resistências (1870-1938)
Capítulo 4 – Escolas elementares públicas nas regiões de colonização italiana no Paraná: instâncias de primeiras aprendizagens e de moralização da infância
Capítulo 5 – A experiência escolar dos alemães menonitas no Brasil (1930-1970)
Capítulo 6 – Elo de pertencimento: a educação como fator de transformação social e herança cultural japonesa
Capítulo 7 – Educação muçulmana na década de 1970 em Curitiba
Sobre os autores
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728