SINOPSE
Interdisciplinar e com contribuições internacionais de autores as acadêmicas e de profissionais da governança eletrônica, este livro é uma oportunidade de debater e troca de experiência sobre governança local e as tecnologias de informação e comunicação. Do uso das TICs como instrumento inovador para a governança e democracia, surge um campo de conceito e prática que são abordados pelos textos desta coletânea. O livro contribui com reflexões críticas em torno das possibilidades e limites de governança eletrônica nos municípios.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 11 x 16 cm
Páginas: 331
Ano: 2009
Referência
DUARTE, F.; CUNHA, M. A.; FREY, K. Governança local e as tecnologias de informação e comunicação. Curitiba: PUCPRESS, 2016.
AUTOR
Maria Alexandra Cunha
Possui graduação em Administracao (1987) e Informatica (1982) pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (1994) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenadora da divisão ADI da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD por 4 anos. É professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo e foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná por 23 anos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: governo eletrônico, informática pública, sociedade da informação, administração pública e gestão de tecnologia da informação. Foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária, 2013-2014 e é bolsista produtividade do CnPQ.
Klaus Frey
É “Diplom-Verwaltungswissenschaftler” – mestre em Ciências da Administração (1989) – e Doutor em Ciências Sociais (1997), ambos pela Universität Konstanz/Alemanha. Fez pós-doutorado no Instituto de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Tecnológica de Berlin, Alemanha (fevereiro 2007 – fevereiro 2008). Foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná de 2000 até março de 2011, quando assumiu o cargo de Professor Titular em Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC (UFABC), onde é professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território (PGT) e em Políticas Públicas (PGPP), programa que coordenou de 2014 a 2017. Atualmente, coordena pelo PGPP o mestrado internacional SPRING – International Joint Master of Science Regional Development Development and Management – in joint degree com a Universidade Técnica de Dortmund, Alemanha. Foi Professor Visitante na Universidade Piloto da Colômbia no mestrado de Gestão Urbana em 2012 e na Universidade Milano-Bicocca no Programa de Pós-Graduação em Programmazione e Gestione delle Politiche e dei Servizi Sociali (PROGREST) em 2015 e 2016. Foi membro do Comitê Cientifico do IV World Planning Schools Congress (WPSC), realizado entre 3 e 8.7.2016 na UFRJ/Rio de Janeiro. É Pesquisador CNPq e tem experiência nas áreas de Ciência Política e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em gestão urbana e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Governança pública; análise institucional; relações intergovernamentais; redes de políticas públicas; democracia e participação; políticas públicas e sua análise, desenvolvimento sustentável.
Fábio Duarte
Principal Research Scientist no MIT Senseable City Lab, Lecturer em estudos urbanos no MIT, e professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do qual foi Coordenador entre 2008 e 2012, é consultor do Banco Mundial. Bolsista Produtividade CNPq, foi Research Associate em Harvard – Graduate School of Design (2014-2015) e Visiting Scholar no MIT-Department of Urban Studies and Planning (2013-2014). Arquiteto e Urbanista pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Multimeios pela Unicamp (1997) e Doutor em Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo (2000). Foi pesquisador em Planejamento e Deselvolvimento Urbano e Regional na Université Laval (Canadá) e em Geografia na Université Paris 1 (França). Recebeu o Faculty Enrichment Award do Governo do Canadá em 2005, e Reviewer Award do Journal of Urban Planning and Development em 2016. Foi professor visitante Erasmus Mundus na Universidad Politécnica de Catalunya (2010), na Yokohama National Universty (2012), e na University of Twente (2017). Desenvolve pesquisas em Mobilidade Urbana e Tecnologias Urbanas. É consultor Banco Mundial para transporte e planejamento urbano, e foi consultor da ONU para o Global Report on Urban Mobility. Autor de Space, Place and Territory (Routledge, 2017), Unplugging the City ( Routledge, 2018, com Rodrigo Firmino), e Urban Play: make-believe, technology, and space (MIT Press, 2021, com Ricardo Alvarez).
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Apresentação
Parte 1 – Perspectivas da democracia eletrônica local
Democracia, desigualdade e tecnologias da informação e comunicação
José Eisenberg
Perspectivas da democracia local na era digital
Klaus Frey
Utilizando tecnologias digitais para a ampliação da participação pública no planejamento
Deborah Peel
Democracia eletrônica no Reino Unido – superando a agorafobia
Martin Ferguson
A interação do vereador brasileiro com o cidadão e com o Poder Executivo por meios eletrônicos
Maria Alexandra Cunha
TIC e participação cidadã na América Latina – um estudo dos legislativos locais
Carlos Marcos Batista
Parte 2 – Cidadania e mídia na sociedade da informação
Cidadania na sociedade da informação
Kate Oakley
O papel das mídias no exercício da cidadania interativa: apontamentos para políticas públicas
Hermilio Santos
Mídia e espaço público
Juremir Machado Silva
Parte 3 – Governança eletrônica e administração pública
Formas de governança eletrônica
Ester Kaufman
Administração pública e governança eletrônica: possibilidades e desafios para a tecnologia da informação
José Carlos Vaz
Avaliação de custos pela inovação na prestação de serviços: emissão de carteira de identidade e de atestado de antecedentes criminais
Florencia Ferrer
Limites e oportunidades de governança eletrônica local no Chile
José Ignacio Porras e Jorge Vásquez
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728