SINOPSE
Gênero é conceito-chave para a ciência. Das ciências humanas e sociais, o conceito atravessa fronteiras na academia, nos movimentos sociais e ocupa espaço crucial em discussões de nível mundial. Nestas abordagens, busca-se compreender o feminino e o masculino além dos paradigmas biológicos e culturais, alcançando uma visão relacional para a qual os sujeitos são considerados atores históricos, dotados de corpos e mentes construídos na vida social.
Embora teologia e gênero componham um discurso ainda pouco discutido no campo das ciências teológicas e da religião, as mulheres entram, paulatinamente, na produção da reflexão teológica. A reflexão teológica proposta nesta obra compõe-se como uma rica interface entre teologia, espiritualidade e diaconia. É essa reflexão tão atualizada com o contexto atual relacionado às questões de gênero que faz deste livro um espelho do passado e do presente, em perspectiva do amanhã, seja na esfera acadêmica seja em um contexto maior da sociedade.
Organizado em torno de três eixos – teológico, político e estético -, este livro busca tecer considerações de índole e de perspectivas diversas por meio da articulação entre o pensamento teológico e outros saberes. Seu conteúdo dedica-se ao novo paradigma pelo qual busca a teologia, uma visão capaz não apenas de visibilizar mulheres e/ou grupos oprimidos, mas iluminar as descobertas da estruturação de opressões claras e sutis dos jogos de poder que organizam discursos normativos e estabelecem controles sociais.
Com uma proposta de se fazer atenta às novas configurações sociais, aos deslocamentos identitários e culturais, mas, sobretudo, ao ser humano, sujeito e protagonista da sua história, a obra discute as questões de gênero, quase dialogicamente, da teologia para as ciências humanas. Para melhor abordar o agir e o fazer teológico, com os seus novos desafios e enfatizar o novo olhar sobre o papel do gênero, em defesa da dignidade da pessoa, na sua binária complexidade, Clélia Peretti, em parceria com o Instituto Ciência e Fé (PUCPR), organiza um diálogo atento ao contexto de profundas transformações no mundo.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 16 x 20 cm
Páginas: 342
Ano: 2011
Referência
PERETTI, C. Filosofia do gênero em face da teologia: espelho do passado e do presente em perspectiva do amanhã. Curitiba: PUCPRESS, 2011.
AUTOR
Clélia Peretti
É Graduada em Pedagogia pela Libera Università Maria Santíssima Assunta, Roma – Itália (1990). Possui Magistério em Ciências Religiosas pelo Pontifício Ateneo Antonianum, Roma – Itália (1997). É Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração, Bauru – SP, Brasil (1998). É Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Curitiba- PR (2010). Possui Licenciatura em História pelo Centro Universitário Claretiano, Curitiba -PR (2016). É Especialista em Gestão de Escolas pela PUCPR (2000) É Mestre em Educação pela PUCPR (2002). É especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília, UNB (2007). É Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia EST, São Leopoldo-RS (2009). Fez pós-doutorado em Fenomenologia pelo Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche e Pontifícia Universidade Lateranense – Roma (2015). Docente e pesquisadora no Curso do Bacharelado de Teologia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Teologia – PPGT da PUCPR. Líder do Grupo de Pesquisa: Teologia, Gênero e Educação. Membro do Grupo de pesquisa de Teologia e Bioética da PUCPR, do NUPPER (Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião), do SOCIORELIGIO (Mudanças e Dinâmicas das Religiosidades Populares nos Territórios e Populações Tradicionais do Paraná). Membro de International Academy of Practical Theology – IAPT – USA, da SOTER e ANTPECRE – Professora Visitante na Universidade Católica de Moçambique. Professora Visitante Professora Visitante no Instituto Superior de Filosofia e de Teologia Dom Jaime Garcia Goulart / Dili (Timor-Leste). Membro da Coordenação do FONAPER, na Coordenação da Educação Superior. Dedica-se a pesquisa dos seguintes temas: Teologia Prática. Gênero. Feminismo e Teologia feminista. Educação Religiosa. Ensino Religioso. Formação de professores, catequistas e lideranças comunitárias. Direitos Humanos e Juventudes. Violência contra a Mulher. Fenomenologia, Experiência Religiosa e Mística. Realiza pesquisa com pensadores e teólogos contemporâneos: Edith Stein, Gerda Walter, Von Balthasar, Henry de Lubac, Yves Congar, Guardini, Pannenberg, Metz, Libanio, Elza Tames. Fioreza, etc.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Prefácio
Apresentação
Parte 1 – Teologia
Gênero e ecologia: algumas reflexões ecofeministas e suas consequências para a teologia
Ivone Gebora
A temática do “feminino” na obra de Angela Ales Bello
Michele D’Ambra
Entre o discurso teológico e a ação pastoral das CEBs na Arquidiocese de Curitiba: memória, identidade e novas dinâmicas nas orientações pastorais (1980/1990)
Ezequiel Westphal
Bíblia e gênero: fundamentos na teologia da criação e na prática de Jesus
Vicente Artuso
Parte 2 – Gênero
Migração e gênero: interpelações para o cuidado em um contexto intercultural
Valburga Schmiedt Streck
Sexualidade e religião
Claudia Regina Kluck e Sérgio Azevedo Junqueira
Vulnerabilidade: elemento de comunhão e estética na relação familiar
Waldir Souza
HIV/aids e gênero: teologia da experiência
Cléia Peretti
Teologia da prevenção no contexto da aids
Cláudio Celso Monteiro Junior e José Antonio Tranferetti
Parte 3 – Expressões
Marta e Maria: cozinha, seara e dragões?! Discípulos de Jesus, interpretações e releituras
Ivoni Richter Reimer
Gênero e trânsito religioso entre mulheres e homens evangélicos do ABC Paulista
Sandra Duarte de Souza
A perspectiva invertida: a estética teológica em Pavel Florenskij
Marcio Luiz Fernandes
A mulher: história e problemas. As raízes cristãs do feminismo
Angela Ales Bello
Sobre os autores
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728