SINOPSE
O sentido das palavras sempre teve papel fundamental nas reflexões filosóficas e a linguagem enquanto tema, um lugar central na filosofia do século XX. Para Richard Rorty (1967), a Filosofia da Linguagem é motivada pelo desejo de dizer algo sistemático acerca de nossa noção intuitiva de significado. Refletir acerca da noção e da natureza do significado implica ir além da compreensão linguística ordinária, buscando conhecer os limites da linguagem, suas tentativas de exprimir pensamentos e as relações entre mundo, pensamento, o homem e a linguagem.
Mundo e linguagem são fios de um mesmo tecido e se cruzam na estrutura desta obra que se desdobra nos desafios de pensar o papel da linguagem após a virada operada por Ludwig Wittgenstein. Do Neopositivismo Lógico à Teoria dos Atos de Fala, encontramos duas características extremas: ou compreendemos “a linguagem” enquanto um fenômeno científico, geral, ou aceitamos a forma ilocucionária e performativa que nosso discurso carrega.
Este livro procura apresentar o trabalho dos principais autores contemporâneos que se evidenciam no campo da Filosofia da Linguagem. A obra, escrita pelos principais especialistas do Brasil e Portugal – João Branquinho, Guido Imaguire, Léo Peruzzo, Bortolo Valle, Nelson Gomes, Gelson Liston, Garibaldi Sarmento, Kanavillil Rajagopalan, Tárik de Athayde Prata, Itamar Gelain e Jônadas Techio -, está longe de uma visão comum e busca compartilhar com o leitor o quadro de referências que compõem a Filosofia da Linguagem.
Mérito das prestigiosas pesquisas e atuação acadêmica de seus autores, os estudos que compõem esta obra constituem uma espécie de álbum de onde se pode visualizar certas notas características do grande debate a respeito da filosofia da linguagem. Esta segunda edição é dedicada ao espírito crítico que move a academia e a uma centena de leitores e leitoras que foram responsáveis por esgotar a sua primeira edição.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 16 x 22 cm
Páginas: 272
Ano: 2016
E-book
Formato: epub
Páginas: 301
Ano: 2021
Referência
PERUZZO JUNIOR, L. Filosofia da linguagem. 2. ed. Curitiba: PUCPRESS, 2021.
AUTOR
Léo Peruzzo Júnior
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do Centro Universitário Franciscano do Paraná (UNIFAE/PR). Editor da Aurora Journal of Philosophy. Pesquisa os seguintes temas: Metaética, Representação Mental do Conteúdo Moral, Filosofia da Linguagem e da Mente e Filosofia do Direito
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Apresentação
Significado e Cognição: o legado de Frege
João Branquinho
Bertrand Russell: em busca da objetividade
Guido Imaguire
Ludwig Wittgenstein: mundo, linguagem e sentido
Léo Peruzzo Júnior e Bortolo Valle
Neopositivismo e linguagem
Nelson Gonçalves Gomes
Rudolf Carnap: ciência unificada e estruturas linguísticas
Gelson Liston
Alfred Tarski: a semântica da verdade em linguagens naturais e formais
Garibaldi Sarmento
John Austin: sobre a teoria dos atos de fala
Kanavilil Rajagolapan
John Searle: atos de fala, intencionalidade e linguagem
Tárik de Athayde Prata
Linguagem comum e metafísica descritiva em P. F. Strawson
Itamar Luís Gelain e Jônadas Techio
Sobre os autores
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728