Ética na pesquisa científica (Coleção Ética em pesquisa Livro 1)

SINOPSE

Embora os assuntos que mais venham à tona sejam relacionados à ética na experimentação animal e nas pesquisas com humanos, a Ética na pesquisa científica é um tema muito mais presente no cotidiano do que podemos imaginar. Pedir para o colega incluir seu nome em um trabalho do qual você não participou, apropriar-se do conteúdo de outro autor na sua obra, manipular dados e informações de pesquisa influenciando o resultado, entre outros, são comportamentos no campo da pesquisa que ferem a moralidade humana e por isso são passíveis de julgamento ético.

Nesta obra, Thiago Rocha da Cunha, Léo Peruzzo Júnior e Jussara Maria Leal de Meirelles tratam sobre a ética em pesquisa em seu âmbito geral, ampliando as discussões por vezes restritas às questões relativas a experimentos com humanos ou animais, mas ampliando a visão acerca do agir ético do pesquisador frente ao objeto do seu conhecimento, seja ele teórico ou empírico.

Discorrendo sobre a história da ciência moderna, desde a problematização de sua origem, até sua relação com a ética e com os problemas contemporâneos, tais como aqueles associados ao elo da ciência com a tecnologia, o compartilhamento de benefícios e os impactos ambientais momentâneos e para as futuras gerações, os autores conduzem de forma prática a ética nas principais fases da pesquisa acadêmica, desde a organização do projeto e definição da amostra, até o tratamento e a publicação dos dados.

Ao abordar assuntos cotidianos como plágio, conflitos de interesses, escrita fantasma (ghost writer) e publicação de dados não-favoráveis, a obra orienta sobre a conduta ética em cada um dos casos e se encerra com uma oportunidade de auto avaliação sobre os conhecimentos que assegura que a sua pesquisa nunca mais correrá riscos relacionados à moral e à ética.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 20.7 x 27.5 cm
Páginas: 69
Ano: 2018

E-book
Formato: epub
Páginas: 98
Ano: 2018

Referência

CUNHA, T. R.; PERUZZO JUNIOR, L.; MEIRELLES, J. M. L. (orgs.). Ética na pesquisa científica. v. 1. Curitiba: PUCPRESS, 2018. 74P. (Coleção ética em pesquisa).

AUTOR

Léo Peruzzo Júnior
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do Centro Universitário Franciscano do Paraná (UNIFAE/PR). Editor da Aurora Journal of Philosophy. Pesquisa os seguintes temas: Metaética, Representação Mental do Conteúdo Moral, Filosofia da Linguagem e da Mente e Filosofia do Direito.

Jussara Maria Leal de Meirelles
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, com Mestrado e Doutorado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná e Pós-Doutorado no Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra. Professora Titular de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Econômico e Socioambiental (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Bioética (Mestrado), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Procuradora Federal aposentada. Com ênfase no Direito Civil, atua principalmente nos seguintes temas: Biodireito e Desenvolvimento Social, Aspectos Jurídicos da Reprodução Humana Assistida, Erro Médico e Responsabilidade Civil, Dignidade do Paciente, Terapia Celular, Vida Humana Embrionária, Meio Ambiente e Saúde Mental, dentre outros.

Thiago Rocha da Cunha
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética e Professor Adjunto da Graduação em Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/PUCPR “Bioética, Saúde Pública Global e Direitos Humanos”. Pós-Doutor em Bioética pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (PPGBioética/FS/UnB). Diretor da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB). Membro fundador da Red Universitaria para la Integración Regional en Salud (REDUNIRSalud); Membro do Comitê Assessor para a Rede Latino-Americana e do Caribe de Bioética da Unesco (REDBioética) e Membro da Red Latinoaméricana y del Caribe de Educación en Bioética (REDLACEB). Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS/Fiocruz). Pesquisador do Observatório de Políticas Públicas Módulo Integração Regional da Universidade de Avellaneda, Argentina. Doutor e Mestre em Bioética com concentração em Saúde Pública pelo PPGBioética/FS/UnB. Especialista em Bioética pela Cátedra Unesco de Bioética (UnB/DF). Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário de Votuporanga (Unifev/SP). Pesquisa temas ligados à Bioética, Saúde Global, Ética na Pesquisa envolvendo Seres Humanos, Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos.

COMPARTILHE

SUMÁRIO

1. Introdução
1.1. Antecedentes históricos e filosóficos da pesquisa científica
1.2. Primórdios da história oficial da ciência
1.3. O papel de Socrátes no pensamento ocidental
1.4. Idealismo versus realismo: o grande cisma da ciência

2. Ética na Pesquisa Científica
2.1. Ciência e tecnociência
2.2. Ética e mora, afinal, o que é isso?
2.3. Ética na ciência moderna: primeiros erros
2.4. Ética na pesquisa científica: princípios e valores
2.5. Más condutas científicas

3. Ética na pesquisa não acadêmica
3.1. Definição da amostra
3.2. Estimativas e porcentagens distorcidas
3.3. Distorções deliberadas
3.4. Perguntas tendenciosas e gráficos enganosos
3.5. Interpretação da amostra

4. Integridade na pesquisa: do planejamento à publicação
4.1. O problema da demarcação científica
4.2. Integridade no planejamento da pesquisa
4.3. Integridade no tratamento de dados
4.4. Integridade na discussão dos resultados
4.5. Integridade na publicação do estudo

5. Publicação de dados não-favoráveis
5.1. Problemas na produção e divulgação dos dados científicos
5.2. Dados não-favoráveis: aspectos metodológicos
5.3. Dados não favoráveis: aspectos éticos

6. Ética na publicação científica
6.1. Plágio
6.2. Escritos fantasma (ghost writer)

7. Responsabilidade social na pesquisa
7.1. Responsabilidade Social na ciência
7.2. A (auto)crítica da ciência
7.3. Ciência e produção de desigualdade social
7.4. Responsabilidade Social e Direitos Humanos

8. Conflitos de interesses na produção científica
8.1. Interesses
8.2. Conflitos de interesses
8.3. O agir ético frente ao Conflito de Interesse

9. Responsabilidade ambiental e proteção das gerações futuras
9.1. Dimensões da responsabilidade
9.2. Responsabilidade ambiental e ciência
9.3. Responsabilidade ambiental, bioética e direitos humanos

10. Considerações finais

Bibliografia consultada

Sobre os autores

OUTRAS PUBLICAÇÕES