Ensaios: Sobre Docência Universitária

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

Os ensaios que compõem esse livro são oriundos de uma experiência de formação continuada de professores universitários, mais especificadamente um curso de 12 encontros intitulados oficinas de formação de autores universitários, que reuniu aproximadamente 40 docentes dos mais variados cursos de graduação da PUCPR em 2011.

A medida que havia a discussão sobre as práticas de leitura e escrita acadêmica, ocorria a reflexão sobre a atividade docente no ensino superior, evidenciando a constante busca de excelência na formação do acadêmico. Assim, surgiram estes ensaios como exercício mais livre de dizer, para registrar as marcas de subjetividade dos autores.

Conforme destaca no posfácio a Professora Vanda Elias, que ministrou uma das oficinas: na diversidade de autores desta obra, há uma pluralidade de sentidos advinda dos muitos conhecimentos adquiridos ao longo de anos, armazenados e atualizados na memoria, de forma situada e significativa no plano das relações intersubjetivas.

Os ensaios cheios de sentidos construídos por seus autores e sugeridos aos leitores são uma contribuição valiosa para a docência, a função da escrita na pratica.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 17 x 21 cm
Páginas: 224
Ano: 2014

Referência
NICOLA, R. M. S.; PERISSÉ, G.; ELIAS, V. Ensaios: sobre docência universitária. Curitiba: PUCPRESS, 2014.

AUTOR

Rosane de Mello Santo Nicola
Doutora em Educação (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e graduada em Letras (UFPR). Professora do curso de Letras da PUCPR desde 2001. Membro fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, responsável pela formação continuada de professores de graduação no período de 2015 a setembro de 2018, quando orientou a elaboração de currículos por competência em mais de 50 NDEs de cursos de graduação da instituição. Em 2019, orientou a elaboração de currículos e planos de ensino por competência de dez cursos de graduação na modalidade EaD da PUCPR.É membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Letras presencial e de Letras EaD da PUCPR. Editora-chefe  Somos inda Editora Champagnat (PUCPR) de 2012 a 2015. Coordenadora do Eixo de Língua Portuguesa da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR de 2013 a 2015. Coordenadora do curso de especialização em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos (PUCPR). Em educação, realiza estudos sobre organização curricular numa abordagem por competências. Em linguística aplicada, realiza estudos sobre gêneros textuais e revisão de textos nos domínios editorial e escolar, atuando na formação docente inicial e continuada da educação básica e superior.

COMPARTILHE

SUMÁRIO

Prefácio

Apresentação

Parte I – Visão do professor

Profissão: Professora
Elisangela Ferretti Manfera

Escrever é multiplicar a aula
Marcelo Públio

A pessoa do professor e seu desenvolvimento pessoal
Simone de Miranda

Aprendendo a ensinar
Leana Carolina Ferreira

Nós, professores de direito, somos realmente educadores?
Christiano Souza Neto

Dilemas de uma professora diante do desafio de formar “gente boa”
Ilda Lopes Witiuk

A reconstrução do “eu” professor
Marcos José Zablonsky

Chamada pra quê?
Marcelo Cabral Jahnel

Professores que escrevem
Rosane de Mello Santo Nicola

Parte II – Múltiplos de múltiplas práticas

A intercomplementaridade de saberes na prática docente: a atuação do pedagogo
Emelina G. Bontorin Thomacheski

Criatividade: o avesso do avesso do avesso
Haroldo Silva Capote Filho

Longe dos olhos, perto do coração: uma experiência com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem
Márcia Rapacci

A arte de camuflar a matemática: ensinando programação para designers
Bruno Campagnolo de Paula

Pedagogia hospitalar: a educação que acontece além dos “muros da escola”
Jaques de Lima Ferreira

Uso de analogias nas aulas de inteligência artificial
Júlio Cesar Nievola

Abstrair: eis a questão!
Deborah Ribeiro Carvalho

Ensaio sobre a surdez: os nativos digitais em sala de aula
Mônica Kaseker

Um ensaio à loucura: orientação a trabalhos de conclusão de curso
Zely Batista Barbosa

Posfácio

Sobre os autores

OUTRAS PUBLICAÇÕES