SINOPSE
“Tudo é movimento.” Vem de Heráclito o princípio de que tudo flui, tudo se move. Essa visão filosófica leva a ideia de movimento para além daquilo que é motor, extrapolando o conceito fisiológico que abrange seres vivos para assumir um caráter muito mais amplo, dando vida às coisas inanimadas, propondo ciclos para a vida de modo geral.
Mas falar sobre movimento enquanto capacidade dos seres humanos, é pensar sobre eletricidade. Sobre o efeito da ativação elétrica em nosso sistema nervoso e nossos músculos, capaz de provocar o movimento que é base de todas as nossas atividades. A eletromiografia, tema deste livro, é a disciplina que revela de que modo o sistema nervoso central comanda, controla e coordena nossos músculos para gerar movimento.
Elaborada com base na vivência e em anos de estudo dos autores acerca da complexidade do tema, esta obra dá luz à eletromiografia como técnica de pesquisa da Biomecânica. “Há mais de 30 anos trabalho com a eletromiografia de superfície, e, ao longo desse tempo, poucos foram os livros produzidos com essa temática em solo brasileiro e por professores universitários. Em função disso, esta obra ocupa um lugar acadêmico importante e vem se somar ao conhecimento da área. Apresentada de forma didática, de fácil compreensão, tem o objetivo de capacitar mais profissionais para o uso dessa técnica de pesquisa tão envolvente.” (Prof. Dr. Marco Aurélio Vaz)
Dividido em três capítulos com ilustrações e sugestões de atividades práticas, o livro abrange desde os conceitos básicos da eletromiografia e do sistema neuromuscular, até a coleta de dados e transformação de sinais analógicos em digitais, cujo processamento gera valores capazes de quantificar os sinais eletroquímicos, passando pelos passos metodológicos que antecedem uma coleta de sinais eletromiográficos. Seu objetivo está na condução do leitor a um entendimento efetivo sobre o tema, desmistificando a utilização da Eletromiografia (EMG) e permitindo usufruir das valiosas informações que a técnica pode oferecer.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 16 x 21 cm
Páginas: 72
Ano: 2015
Referência
SCHEEREN, E. M.; KRUEGER, K.; FREITAS, C. L. R. Eletromiografia: o que é e para que serve.Curitiba: PUCPRESS, 2015.
AUTOR
Eduardo Mendonça Scheeren
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor adjunto do curso de Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (stricto sensu), na linha de pesquisa em Bioengenharia, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Eddy Krueger
Graduado em Fisioterapia, mestre e doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na linha de pesquisa em Engenharia de Reabilitação. Professor permanente do Programa de Pós–Graduação em Engenharia Biomédica (stricto sensu), na linha de pesquisa em Engenharia Biomédica e Instrumentação da UTFPR. Professor do departamento de Anatomia da Universidade Estadual de Londrina.
Cíntia de la Rocha Freitas
Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), especializada em Ciências e Medicina do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, com período de doutorado sanduíche na Universidade de Calgary (Canadá). Professora adjunta do curso de Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (stricto sensu), na linha de pesquisa em Biodinâmica do Desempenho Humano, no Departamento de Educação Física do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Prefácio
Consideracões sobre a coleção
Introdução
Capítulo 1 Entendendo a eletromiografia
1.1 Breve histórico
1.2 Eletromiografia (EMG) e fisiologia
1.3 Eletromiógrafo
1.4 Definindo o projeto
1.5 Aplicações da EMG
Capítulo 2 Preparação e coleta de dados
2.1 Eletromiógrafo e suas partes
2.2 Outros dispositivos de medida
2.2.1 Acelerômetro
2.2.2 Célula de carga
2.2.3 Cinemetria
2.2.4 Goniometria
2.2.5 Plataforma de força
2.3 Preparando a pele
2.4 Posicionamento dos eletrodos
2.5 Interferência do tecido adiposo
2.6 Protocolo experimental
2.7 Ligando o eletromiógrafo
2.8 Passo a passo de uma coleta
Capítulo 3 Processamento de análise dos dados
3.1 Armazenamento e organização
3.2 Processamento do sinal
3.2.1 Normalização do sinal
3.2.2 Domínios do tempo e da frequência
3.2.3 Filtros
3.3 Fadiga muscular
3.4 Biofeedback
Considerações finais
Referências
Sobre os autores
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728