Ecossistemas Empreendedores: o que são e para que servem?

SINOPSE

O livro tem por objetivo ampliar o acesso de estudiosos, empreendedores e formuladores de políticas públicas, em qualquer nível de governo, a questões e aspectos relevantes dos ecossistemas empreendedores.

A intenção é que o livro possa ajudar aqueles que busquem informações introdutórias sobre ecossistemas empreendedores. Ao longo dos nove capítulos que o integram, além da introdução e conclusão, foi abordada uma sequência de temas que permitirão ao leitor uma visão abrangente sobre ecossistemas empreendedores, seus antecedentes, bem como a diversidade de modelos que surgiram ao longo do tempo. Também, o leitor poderá conhecer os potenciais efeitos e benefícios que os ecossistemas empreendedores acarretam e as formas de políticas públicas os estimularem.

Ao mesmo tempo, pensou-se na possibilidade de que o livro pudesse ser uma fonte de consulta mais geral sobre ecossistemas empreendedores. Assim, ao final do livro, encontra-se uma extensa bibliografia adicional, bem como algumas informações sobre onde e por quem o tema dos ecossistemas empreendedores tem sido mais investigado enquanto campo de pesquisa.

De igual forma, o anexo deste livro apresenta uma lista de organizações brasileiras e estrangeiras que têm produzido, ao longo do tempo, estatísticas, relatórios e estudos sobre ecossistemas empreendedores. Para cada organização identificada, há uma breve descrição de seu escopo e o endereço de seu sítio na internet.

Em suma, além do seu caráter introdutório, a esperança é que este livro sirva de fonte de informação para os diversos públicos que podem se interessar pelo tema. Ele também pode ser usado como base para o ensino de graduação em disciplinas de Empreendedorismo.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 200
Ano: 2022

E-book
Formato: epub
Páginas: 200
Ano: 2022

Referência
GIMENEZ, Fernando Antonio Prado; STEFENON, Rafael; INÁCIO JÚNIOR, Edmundo. Ecossistemas empreendedores: o que são e para que servem? Curitiba: PUCPRESS, 2022.

AUTOR

Fernando Antonio Prado Gimenez
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo e doutorado pela Manchester Business School – University of Manchester e especialização em Cinema pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente é professor titular do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, estratégia, políticas públicas de fomento ao empreendedorismo e pequena empresa, políticas públicas do audiovisual, administração e liderança criativa. Atualmente é presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.

Rafael Stefenon
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Foi professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Desde 2014, é professor do campus de Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul e, atualmente, é doutorando em Políticas Públicas na Universidade Federal do Paraná. Entre os anos de 2009 e 2010 atuou como residente técnico no Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade e como analista técnico na Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Por cinco anos, foi economista da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: organização industrial, economia de empresas, inovação e empreendedorismo e desenvolvimento regional.

Edmundo Inácio Júnior
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professor por sete anos na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, na área de administração e atualmente é Professor na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, comportamento empreendedor, desenvolvimento de indicadores de ciência, tecnologia e inovação e sua avaliação.

COMPARTILHE

SUMÁRIO

Apresentação

Introdução

1. Empreendedorismo: do foco na pessoa para a relevância do contexto

2. O que são ecossistemas empreendedores

3. A dinâmica evolutiva dos ecossistemas empreendedores

4. Duas perspectivas complementares sobre os ecossistemas empreendedores

5. Configurações de ecossistemas empreendedores

6. A eficiência e os efeitos dos ecossistemas empreendedores em múltiplos níveis

7. Políticas públicas em ecossistemas empreendedores

8. Ecossistemas empreendedores no Brasil

9. Internacionalização, globalização, digitalização e ecossistemas empreendedores

Conclusão

Referências

Bibliografia adicional

Apêndice A: Instituições de ensino e pesquisa, pesquisadores e periódicos de maior envolvimento com ecossistemas empreendedores

Apêndice B: Organizações e fontes de informação sobre os ecossistemas empreendedores

OUTRAS PUBLICAÇÕES