Desafios da Educação, Direitos Humanos e Transcendência

SINOPSE

Este livro, fruto de sólida experiência dos pesquisadores e de profundos estudos sobre direitos humanos e práticas inclusivas, lança luz sobre os diversos desafios enfrentados pelos educadores e pela comunidade diante da efetivação de práticas inclusivas entre as pessoas com deficiência. A efetivação dos processos inclusivos, a atuação profissional da pessoa com deficiência, a promoção da dignidade da pessoa humana, a defesa e a garantia dos direitos humanos são deveres que necessitam ser observados e garantidos pelo Estado.

Esta obra destina-se aos diversos núcleos sociais, uma vez que compreende seus universos e particularidades. A escola, no contexto da pandemia da Covid-19, sofreu inúmeros impactos, afastou, delimitou e, em alguns casos, negou o direito à educação para grupos denominados populações em situação de vulnerabilidade. É urgente refletir sobre as políticas públicas de educação que contemplem a questão ambiental na perspectiva interdisciplinar e intercultural com foco na bioética e nos direitos humanos.

O mundo pós-pandemia é um novo mundo, que se evidencia por desafios tanto na função social da educação, que tem um papel de promoção da emancipação e autonomia por meio dos saberes dos seus agentes (alunos/professores), quanto no enfrentamento de questões socioeducacionais, tecnológicas, práticas interdisciplinares, que por muito tempo foram invisibilizadas, sobretudo o acesso, a permanência e a terminalidade das populações que denominamos vulneráveis, como negras, indígenas, pessoas com deficiências etc. Portanto, as reflexões aqui apresentadas possibilitarão, com empatia e solidariedade, estratégias fundamentais para o respeito da dignidade humana.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 18 x 25 cm
Páginas: 242
Ano: 2022

E-book
Formato: epub
Páginas: 240
Ano: 2022

Referência
GUEBERT, Mirian Célia Castellain et al. (org.). Desafios da educação, direitos humanos e transcendência. Curitiba: PUCPRESS, 2022.

AUTOR

MIRIAN CÉLIA CASTELLAIN GUEBERT
Doutora em Educação. Mestre em Engenharia de Produção. Licenciatura em Pedagogia. Especialista em Educação Especial. Especialista em Educação Especial com ênfase em Política Públicas. Professora do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas na PUCPR. E-mail: [email protected]

Valquíria Elita Renk
Doutora em Educação. Pós Doutora em Educação. Mestre m Educação. Professora Titular da PUCPR no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Bioética. Líder do Grupo de Pesquisa Bioética e Educação. E-mail: valquí[email protected]

Jaci de Fátima Souza Candiotto
Pós-Doutorado no Institut Catholique de Paris, França. Doutora em Teologia. Mestre em Teologia. Mestre em Educação. Professora do Programa da Pós-Graduação Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR e do Bacharelado em Teologia na mesma universidade. E-mail: [email protected]

Clélia Peretti
Pós-Doutorado em Fenomenologia. Doutora em Teologia. Mestre em Educação. Licenciatura em Pedagogia. Graduada em Magistério em Ciências da Religião. Bacharel em Teologia. Licenciatura em História. Especialista em Gestão de Escolas e em Educação a Distância. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Teologia da PUCPR. Líder do Grupo de Pesquisa: Teologia, Gênero e Educação. E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

SUMÁRIO

Prefácio
Mário Luiz Ramidoff

Apresentação
Clélia Peretti, Jaci de Fátima Souza Candiotto, Mirian Célia Castellain Guebert e Valquiria Elita Renk

Parte I – Transcendência, empatia, educação

Parte II – Direitos humanos e práticas inclusivas

Parte III – Educação em e para os direitos humanos

Sobre os autores

OUTRAS PUBLICAÇÕES