Conexão Jovem: novas abordagens e metodologias no trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes

IMPRESSO

Valor:

Não Disponível

EBOOK

Valor:

Gratuito

SINOPSE

Embora universal, o fenômeno do uso de drogas é heterogêneo. A busca por efeitos psicotrópicos decorrentes do uso de substâncias está presente em qualquer cultura e momento histórico. Mas é o contexto que impõe seu caráter heterogêneo. 

O projeto Conexão Jovem, que deu origem à experiência relatada neste livro, foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Curitiba e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná que deu vistas a essa diferença e implicou na qualificação do atendimento na área de políticas públicas sobre drogas, por meio da criação de novas metodologias de abordagem com crianças e adolescentes mais vulneráveis e expostos à violência, fracasso escolar e a processos de ruptura e exclusão social.  

Com o objetivo de prevenir a violência e o uso abusivo de álcool e outras drogas por meio da educação em direitos humanos e da estratégia de redução de danos, entre 2017 e 2018, o projeto Conexão Jovem contou com abordagens a crianças e adolescentes em regiões de vulnerabilidade social da cidade de Curitiba/PR.  

Dr. Rodrigo Alvarenga e Dr.a Jucimeri Isolda Silveira são ativos nas disciplinas de serviço social, direitos humanos e políticas públicas e, nesta obra, apresentam os principais resultados obtidos pelo projeto. Além do seu relatório final, a obra engloba artigos de especialistas sobre atuação com crianças e jovens em diferentes áreas, visando oferecer uma reflexão aprofundada sobre as necessidades, desafios e propostas existentes nesse campo. 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

E-book
Formato: pdf
Páginas: 184
Ano: 2021 

Referência
ALVARENGA, R.; SILVEIRA, J. I. (Orgs.). Conexão Jovem: novas abordagens e metodologias no trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes. Curitiba: PUCPRESS, 2021. 

AUTOR

Rodrigo Alvarenga 

Jucimeri Isolda Silveira 

COMPARTILHE

SUMÁRIO

Prefácio 

Apresentação 

Conexão Jovem: prevenção ao uso e abuso de drogas e à violência, por meio da educação em direitos humanos junto a crianças e adolescentes 

Anexo A – Metodologia da intervenção conversando sobre drogas, música e cidadania: metodologia prática  

Atuação interdisciplinar em direitos humanos, saúde mental e redução de danos com o público infantojuvenil: um relato de experiência 

Direitos humanos e políticas públicas: por uma política de drogas antirracista 

Propulsão: transvendo fissuras, territórios e subjetividades 

Dependência tecnológica e os fatores de risco e proteção de crianças e Adolescentes 

Passos da criança: aprender para construir e transformar 

Centros de convivência e cultura: possibilidades de construção de subjetividades, cidadania e suporte comunitário a crianças e adolescentes 

OUTRAS PUBLICAÇÕES