SINOPSE
Um tema capaz de transformar vidas, formar pessoas de bem e moldar seu futuro, não consegue fugir de ser desafiador do começo ao fim. A educação é desafio por si só. Ela vai muito além do que acontece na sala de aula, ela é corredor, é pátio, é biblioteca, é interação. Para os gestores educacionais, é a busca por coesão, por unidade, por um time engajado no mesmo propósito e que exerça a sua atividade (seja ela qual for) tendo os valores da escola como a base de tudo.
Ao longo da sua larga experiência, Clemente Ivo Juliatto entendeu a educação como um sistema cuja sintonia entre as partes e setores é determinante para a eficácia do propósito de educar. Nesta obra, reúne os aprendizados da vida de coordenador, do contato com os estudantes de diversas idades, da convivência com professores e dos cargos exercidos na escola para repassar aos atuais e futuros gestores educacionais.
Defensor do humanismo como ferramenta essencial para a construção de um mundo melhor, mais inclusivo e solidário, Clemente nos deixa aqui 30 cartas dotadas de orientações e convicções essenciais para a liderança individual, a de outras pessoas e a de instituições educacionais, de cunho confessional ou não.
“Ao publicar este livro de Cartas, desta vez, dedico o meu empenho aos Gestores Educacionais. Assim, fica completa uma série de escritos para educadores. Os livros desta coleção são simples e do mesmo estilo. Também escrevi Cartas a Estudantes, Cartas a Professores, Cartas a Pais de Estudantes e Cartas a Colaboradores das Escolas. Neste livro constam 30 cartas, seguidas de pequenas histórias, com alguma adaptação ao tema tratado. Conto histórias porque, além de aligeirar a leitura, elas têm muito a nos ensinar.” (Clemente Ivo Juliatto)
Comece pela carta que lhe parecer mais interessante e desfrute desse gesto de carinho do autor. Cada carta traz consigo uma mensagem especial sobre o papel dos gestores e coordenadores na formação dos estudantes. Boa leitura!
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 11.5 x 18 cm
Páginas: 256
Ano: 2020
Referência
JULIATO, C. I. Cartas a Gestores de Escola: e a Coordenadores Educacionais. Curitiba: PUCPRESS, 2020. (Coleção Sabedoria em Cartas).
AUTOR
Clemente Ivo Juliatto
Formado em Matemática e Pedagogia. Cursou especializações em Pensamento Lógico e Linguagem Matemática e Planejamento Universitário; fez mestrados em Ensino Superior e Pesquisa Institucional e doutorado em Administração Universitária na Universidade de Columbia, em Nova York. Cursou pós-doutorado nas Universidades de Harvard, EUA, e de Londres, Inglaterra. Foi professor do ensino fundamental, médio e superior, diretor de escola, reitor de universidade e provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. É membro da Academia Paranaense de Letras.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
Agradecimentos
Prefácio
Introdução
Carta 1 – Seja uma pessoa centrada
Carta 2 – Cuide bem da instituição
Carta 3 – Além de gestor, seja educador
Carta 4 – O nosso mundo evolui
Carta 5 – Integre as muitas dimensões que interessam
Carta 6 – Cultive os valores institucionais
Carta 7 – Seu trabalho é um serviço
Carta 8 – Eduque para a espiritualidade
Carta 9 – Eduque para o humanismo solidário
Carta 10 – Lidere o projeto de pastoral escolar
Carta 11 – A religião é fundamental em sua vida
Carta 12 – Cuide do fascínio do poder
Carta 13 – Não dê ao dinheiro mais valor do que ele tem
Carta 14 – Cuide dos professores e coordenadores
Carta 15 – Fomente a mudança
Carta 16 – Tempo de aula é tempo de trabalho
Carta 17 – Promova a avaliação
Carta 18 – Procure melhorar os alunos malandros
Carta 19 – O exemplo é o que mais educa
Carta 20 – Relacione-se bem com as famílias
Carta 21 – Exija de todos o cumprimento do dever
Carta 22 – Monitore os resultados de sua instituição
Carta 23 – Garanta boa experiência a seus clientes
Carta 24 – Cuide de sua comunicação
Carta 25 – Forme à boa leitura
Carta 26 – Doe prêmios aos melhores desempenhos
Carta 27 – A sabedoria vale mais que a ciência
Carta 28 – Há gênios em sua instituição
Carta 29 – Lute sempre pela verdade
Carta 30 – Envolva a instituição em campanhas beneficentes
Quando…
Qual é?…
Oração do dirigente-educador
Obrigações do dirigente-educador
Direitos do dirigente-educador
Referências
Sobre o autor
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728