Análise Sensorial de Alimentos

IMPRESSO

Valor:

EBOOK

Valor:

Esgotado

SINOPSE

Na era da experiência do usuário, a percepção de qualidade vai muito além dos atributos físicos, fazendo com que a relação com os produtos e marcas esteja diretamente ligada à sua capacidade de promover experiências positivas para o consumidor. Nesse cenário, o aspecto de qualidade sensorial que, dos três aspectos dos produtos de consumo, é o mais intimamente relacionado à qualidade percebida, ganha ainda mais relevância como fator determinante para a escolha de um produto.

A ciência sensorial fundamenta, gradua e define os critérios de qualidade do produto. Mas a sua evolução tem lhe projetado muito além de sua importância inicial. Hoje, ela é capaz de antever a expectativa de um consumidor para promover uma experiência sensorial capaz de atendê-la.
Dessa caminhada rumo à evolução, Silvia Deboni Dutcosky é protagonista. Esta obra alcança sua quarta edição não apenas pelo enorme sucesso da terceira, esgotada em menos de dois anos, mas pelo potencial de referência que o livro representa para muitos profissionais de qualidade e pesquisa, desenvolvimento e inovação das indústrias de alimentos, cosméticos e perfumaria.

Nesta nova edição do livro, a doutora Silvia Deboni Dutcosky incorpora novas aplicações não só para alimentos, mas também para cosmética, higiene pessoal e beleza, entre outras áreas não alimentares, em razão da importância, do especial interesse e do uso dessas aplicações.
Para o leitor, a obra é abrangente, profunda e oferece um campo ampliado de novidades como a descrição e exemplificação do teste tetraédrico, apresentação dos modelos thurstonianos (determinação da distância discriminativa), abordagem R-Index e detecção do sinal, de forma a permitir a compreensão dos fatores que contribuem para a sensibilidade, confiabilidade e validade dos testes de diferença e de similaridade.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 540
Ano: 2019 

Referência
DUTCOSKY, S. D. Análise sensorial de alimentos. 5ª edição. Curitiba: PUCPRESS, 2019. 

AUTOR

Silvia Deboni Dutcosky
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (1995) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Em 2014 realizou pós-doutorado no curso de administração da UFPR em Inovação e Tecnologia. Atualmente é diretora da About Solution – instituição de ensino de pós-graduação em Ciências Sensoriais e Estudos com Consumidores e da empresa Sensory Design – prestadora de serviços de análise sensorial com painel selecionado e treinado e pesquisa sensorial com consumidores e gestão de projetos de inovação. Foi gerente de PDI – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Nutrimental S.A, no período de 2007 a 2010. Foi professora e pesquisadora da PUCPR no período de 1991 a 2007, quando, na época, assumiu a implantação do curso de Engenharia de Alimentos, formando a primeira turma em fevereiro 1994. Criou e implantou o curso de pós-graduação em Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios PUCPR, desde 2002. No período universitário também prestou consultoria em desenvolvimento de novos produtos e processos a 16 indústrias nacionais e internacionais. Publicou o livro “Análise Sensorial de Alimentos”, na quinta edição. Certificou-se no Programa de pós-graduação “Applied Sensory Science and Consumer Testing” da Universidade da Califórnia – Davis. Tem experiência consolidada na área de análise sensorial de produtos de consumo em geral. 

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SUMÁRIO

Prefácio à quinta edição

Apresentação

Introdução

Parte I – Fundamentos

1 Considerações iniciais
1.1 Breve histórico
1.2 Os receptores sensoriais

2 Condições para a avaliação sensorial
2.1 Laboratório de análise sensorial
2.2 Procedimentos para os testes
2.3 Preparo da amostra
2.4 Seleção e treinamento de equipe

Parte II – Métodos

Introdução

3 Métodos discriminativos
3.1 Testes de diferença
3.2 Testes de sensibilidade

4 Métodos descritivos
4.1 Aspecto qualitativo
4.2 Aspecto quantitativo
4.3 Testes de escala
4.4 Perfil de textura
4.5 Perfil de sabor
4.6 Análise descritiva quantitativa (ADQ®)
4.7 Análise descritiva do perfil sensorial de produtos
4.8 Perfil livre
4.9 Tempo-Intensidade (T-I)
4.10 Teste da amostra única

5 Métodos afetivos
5.1 Testes qualitativos
5.2 Testes quantitativos
5.3 Aceitabilidade por consumo
5.4 Segmentação do mercado

Parte III – Aplicação das metodologias integradas

6 Relacionando os dados dos consumidores com os dados sensoriais
6.1 Metodologia de Superfície de Resposta (MSR)
6.2 Análise de Componente Principal (ACP)
6.3 Mapas de preferência
6.4 Estudo do consumidor mediante ferramentas de gestão: Desdobramento da Função Qualidade (QFD)

7 Estudo de caso: Teste descritivo combinado com teste de preferência, aplicados em desenvolvimento de novos produtos
7.1 Resultados da análise descritiva do perfil sensorial
7.2 Análise exploratória dos dados: análise de componentes principais (ACP)
7.3 Metodologia de superfície de resposta para misturas de ingredientes
7.4 Análise de preferência: escala hedônica

8 Correlação entre medidas sensoriais e instrumentais
8.1 Correlação linear simples entre duas variáveis

9 Estimativa da vida de prateleira de produtos alimentícios

Referências

Anexos

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