A Lógica dos Estoicos

IMPRESSO

Valor:

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

A presente obra oferece uma visão introdutória à lógica dos estoicos. Num primeiro momento, aborda a questão do desprezo ou descaso de alguns historiadores da lógica em relação ao sistema lógico-formal desenvolvido pelos filósofos do Pórtico. Para reconstruir uma historiografia da lógica que valorize a contribuição estoica, o texto analisa, em seguida, as principais posições de filósofos e lógicos que vislumbram o alcance e a importância da lógica dos estoicos para o desenvolvimento posterior da lógica ocidental, sobretudo no que diz respeito à lógica das proposições. Por fim, para os interessados em aprofundar o sistema de notação formal, o texto traz as principais questões da lógica de proposições apresentada pelos estoicos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 8 x 10 cm
Páginas: 78
Ano: 2010

Referência
BASTOS, C. L.; OLIVEIRA, P. E. A lógica dos estoicos. Curitiba: PUCPRESS, 2010.

AUTOR

Cleverson Leite Bastos
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1980), mestrado em Lógica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e estágio de pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professor do Curso de Direito da Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESP.

Paulo Eduardo de Oliveira
Educador e Filósofo, com carreira de 30 anos em atividades docentes, administrativas e de formação de professores, em instituições de educação básica e de ensino superior, da graduação à pós-graduação lato e stricto sensu.  Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética, epistemologia, filosofia da linguagem, filosofia da ciência, filosofia da educação, relação entre filosofia e educação, produção do conhecimento científico. Na área de formação de professores, atua em diversos temas, com destaque para as “metodologias ativas de aprendizagem”.

COMPARTILHE

SUMÁRIO

Apresentação

Introdução

1 – Aspectos historiográficos

2 – Considerações sobre as fontes

3 – Aproximações de caráter não-formal

4 – Aspectos formais da lógica estoica

Referências

Referências complementares

OUTRAS PUBLICAÇÕES