Muito obrigada por fazer parte junto conosco dessa caminhada

 

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador científico, data criada para incentivar a atividade científica no país, e a PUCPRESS, como uma editora que prima pelo saber científico, não poderia deixar de comemorar esta data.

Para nós, a pesquisa é um dos pilares da educação, sendo fundamental para o ambiente acadêmico, porque auxilia no pensar e ajuda a aumentar o conhecimento pelos estudos, além de ser uma área de grande impacto na sociedade.

É comum o pensamento de que pesquisa é a busca por tentar solucionar problemas. Evidentemente, é isso que move a pesquisa científica, sendo essa uma ótima definição para muitas áreas. Por exemplo, pudemos ver, nos últimos dois anos, o quanto a pesquisa é importante para nós e como precisamos de investimentos nessa área. Certamente, sem os nossos cientistas buscando soluções para o vírus da COVID não teríamos conseguido vencer a pandemia. Porém, a pesquisa não é apenas um empreendimento para resolver problemas, como comumente se pensa.

A área de humanas, por exemplo, não se limita a resolver problemas; ela busca mesmo é compreender a realidade e a sociedade. Estudos sobre gênero ou até mesmo estudos linguísticos sobre a necessidade de fortalecer a identidade étnica e cultural de comunidades indígenas são alguns exemplos de pesquisa, sendo tão importantes para ciência quanto a busca por vacinas, a procura pela cura de doenças ou o manejo de pragas que atacam plantações, por exemplo.

Pensando por esse lado, podemos então definir pesquisa como a tentativa de encontrar respostas para perguntas, uma atividade que todos nós fazemos o tempo todo para saber mais sobre o mundo à nossa volta. E que a ciência e a busca por melhorar e entender a vida em sociedade é o que nos move.

Não à toa, cada vez mais, a academia vem conversando sobre a noção de ciência aberta, um movimento que está propondo mudanças estruturais na forma como o conhecimento científico é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado. É um novo modo de fazer ciência, mais colaborativo, transparente e sustentável.

A PUCPRESS, por exemplo, adere a essa noção com a divulgação das suas revistas científicas. Periódicos como A Revista de Filosofia Aurora, a Revista Urbe, a Revista Diálogo educacional, a revista da área de teologia, Pistis & Praxis, e tantas outras, ligadas aos programas de pesquisa da PUCPR, oferecem pesquisas científicas de forma gratuita pelo Portal de Periódicos da PUCPR.

Por isso, hoje, em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador científico, convidamos você leitor a acompanhar nossas produções, mas também a nos ajudar na divulgação do conhecimento científico, publicando seu livro conosco, submetendo algum artigo para nossas revistas ou até mesmo aproveitando todo material que temos publicado até aqui.

Muito obrigada por fazer parte junto conosco dessa caminhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *