A feira Lombada nasceu da união entre a nossa paixão por livros com a vontade de propagar conhecimento. Idealizada em 2019 pela PUCPRESS, a feira tem a produção literária acadêmica como protagonista. Com o objetivo de aproximar editoras, livrarias, pesquisadores, profissionais e entusiastas de diversas áreas de conhecimento, o evento traz um respiro para a divulgação científica brasileira, proporcionando um ambiente próspero para o diálogo e boas trocas com toda a comunidade.
Por que lombada?
A escolha do nome “Lombada” para a feira não foi casual. Mais do que uma simples parte do livro, a lombada é a espinha dorsal dele, o elemento que o sustenta e o conecta ao seu todo. É ela que, permite que as páginas se abram e se fechem, revelando o conhecimento contido em seu interior.
Em uma estante repleta de livros, são as lombadas que se apresentam primeiro, anunciando o universo de possibilidades que se esconde por trás delas. E é exatamente esse aspecto – a capacidade de ser a primeira apresentação de um universo rico e diverso de conhecimento – que inspirou a escolha do nome “Lombada” para esta feira.
A Lombada é, portanto, um símbolo. Um símbolo da força e da estrutura do conhecimento, uma metáfora para o encontro e a conexão entre editoras, livrarias, pesquisadores, profissionais e entusiastas. Assim como a lombada une as páginas de um livro, a Lombada conecta pessoas, ideias e conhecimentos, construindo um espaço próspero e dinâmico para o desenvolvimento intelectual da sociedade.
A 6ª edição
A 6ª edição da Lombada chega para, mais uma vez, construir pontes entre o público e o que há de mais recente na produção científica do país. Este ano, a feira conta com 15 editoras e livrarias de todos os cantos do Brasil. Os mais de mil títulos disponíveis na feira – todos com descontos a partir de 40% -, contemplam as mais diversas áreas do conhecimento, da literatura às ciências, como Filosofia, História, Saúde, Ciências Sociais e muitas outras. A feira tem entrada gratuita e funciona das 9h às 19h. A feira acontece entre os dias 22 e 24 de outubro de forma presencial no bloco azul do campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Conheça os participantes
Dentre as participantes, destacam-se a própria PUCPRESS, UFPR, Record, Expressão Popular, A Página, além de outras 10 editoras representadas pela Associação Brasileira Das Editoras Universitárias (ABEU) – Unifesp, Eduneb, Bibliex, UFABC, UFMG, EDUEL, Fiocruz, Intersaberes, EDUEM e UEPG.