Neste Dia Internacional do Livro Infantil, a PUCPRESS reforça o seu compromisso com a leitura!
Em um mundo cada vez mais tecnológico, esta data vai além de uma celebração, sendo também um ato de incentivo à leitura, questão que não depende apenas do desejo pessoal, mas de políticas públicas, como a renovação e manutenção de bibliotecas públicas, feiras do livro, apoios à edição de livros, entre outras.
Em 2016, por exemplo, após a aplicação de diversas políticas de incentivo, a população de leitores aumentou no Brasil em 6%, passando de 50% a 56%. Não parece muito, mas na escala do Brasil significa que 16 milhões de pessoas iniciaram-se na prática da leitura.
Essa discussão, entre outras, é trazida mais detalhadamente no livro lançado pela PUCPRESS em 2018, em parceria com a FTD Educação, Literatura infantil brasileira: uma nova / outra história.
Para nós, celebrar a leitura é pensar o ato de ler como social e histórico, pois só assim é possível se debruçar sobre seus erros e acertos, tentando melhorar sempre. Por isso, nesta data, trazemos para somar ao debate a indicação da obra de Marisa Lajolo e Regina Zilberman, autoras com uma trajetória de grandes contribuições à produção literária; livro que nos traz um olhar crítico sobre o panorama da literatura infantil brasileira nos últimos 30 anos, uma contribuição importante ao apresentar a complexidade dos problemas ao mesmo tempo em que nos fortalece para compreendê-los e superá-los.
Afinal, o desafio do presente é manter ou acrescentar intervenções que associem a leitura e a cidadania, pensando no acesso da nossa juventude a esse mundo tão vasto, mostrando que os livros podem ser fonte de aprendizado, mas também de diversão.
A PUCPRESS deseja a todos um ótimo Dia Internacional do Livro Infantil!