Livro figurou entre os 5 finalistas na categoria Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia
História da Bioética no Brasil, dos autores Dirce Bellezi Guilhem e Diego Carlos Zanella figurou entre os 5 finalistas na categoria Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia do prêmio jabuti acadêmico. O livro foi lançado pela Editora PUCPRESS em 2023.
A obra é essencial para entender a trajetória da bioética no país. A publicação traça um panorama histórico detalhado da institucionalização da bioética no Brasil, desde suas origens até a consolidação como campo de conhecimento. O livro analisa o desenvolvimento da bioética “feita no Brasil”, lugar onde ela assume para si algumas das reivindicações da saúde pública, como a universalização dos serviços de saúde, e incorpora outros aspectos relacionados à dimensão socioeconômica e à qualidade de vida.
“Uma das mais importantes fontes de pesquisa para os estudiosos da bioética no Brasil".
Elda Coelho de Azevedo Bussinger, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética
Nas palavras da presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e autora do prefácio, Elda Coelho de Azevedo Bussinger, o livro é “uma das mais importantes fontes de pesquisa para os estudiosos da bioética no Brasil”. Bussinger destaca ainda a “objetividade, clareza e organização do texto” que, segundo ela, foi “escrito de forma a permitir que o leitor saboreie cada página com a curiosidade de prosseguir na leitura de forma ávida e atenta”.
A publicação não apenas registra o passado, mas também serve como um guia para o futuro, inspirando novas pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento da área. Compreender as raízes da bioética brasileira é fundamental para impulsionar a continuidade de projetos e consolidar o campo, garantindo que a área continue a prosperar e enfrentar os desafios éticos que surgem no cenário biomédico contemporâneo.
CONHEÇA OS AUTORES
Dirce Bellezi Guilhem
Dirce é Pós-Doutora em Bioética e Ética em Pesquisa com Seres Humanos pela Facultad Latinoamerica de Ciencias Sociales (FLACSO-Argentina) em pareceria com a Albert Einstein College of Medicine USA (2003); Pós-Doutora em Bioética pela Universidad Complutense de Madrid (2009); doutora em Ciências da Saúde com foco em Bioética, mestre em Psicologia Social e do Trabalho, ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Também é professora de Bioética e Ética em Pesquisa para graduação e pós-graduação, orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Enfermagem e Saúde Coletiva na UnB, além de membro da International Association of Bioethics.
Diego Carlos Zanella
Diego é doutor, mestre e graduado em filosofia, além de mestre e especialista em bioética. É professor de bioética e humanidades, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN, Santa Maria, RS). É vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFN) e coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UFN). É membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB).
O JABUTI ACADêmico
O primeiro Prêmio Jabuti Acadêmico surgiu como um braço focado na ciência do tradicional Prêmio Jabuti, principal prêmio literário do país. Os dois prêmios são uma iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), principal instituição de apoio ao mercado editorial brasileiro.
Enquanto o Prêmio Jabuti tem seu foco em produções de literatura variadas o Prêmio Jabuti Acadêmico concentra-se em obras acadêmicas, científicas e profissionais exclusivamente. Dessa forma O Jabuti Acadêmico oferece visibilidade e estímulo à produção acadêmica nacional, fortalecendo sua reputação internacional e promovendo a disseminação do conhecimento. O prêmio é estruturado em 2 eixos e 29 categorias que abarcam as mais diversas áreas do conhecimento. Confira:
Eixo Ciência e Cultura
Formado por 27 categorias, abrange obras científicas, técnicas e profissionais em diversas áreas do saber da educação superior. Confira as categorias:
1. Ciência de Alimentos e Nutrição;
2. Ciências Agrárias e Ciências Ambientais;
3. Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros;
4. Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia;
5. Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional;
6. Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social;
7. Medicina;
8. Odontologia;
9. História e Arqueologia;
10. Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais;
11. Educação e Ensino;
12. Filosofia;
13. Ciências da Religião e Teologia;
14. Geografia e Geociências;
15. Psicologia e Psicanálise;
16. Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo;
17. Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional;
18. Comunicação e Informação;
19. Direito;
20. Economia;
21. Artes;
22. Letras, Linguística e Estudos Literários;
23. Astronomia e Física;
24. Ciência da Computação;
25. Matemática, Probabilidade e Estatística;
26. Química e Materiais.
27. Engenharias
Eixo Prêmios Especiais
Composto por duas categorias:
28. Divulgação científica;
29. Ilustração.
QUER PUBLICAR SUA PESQUISA?
Tem uma pesquisa inovadora na sua área e quer transformar ela em um livro? Saiba como publicar clicando no botão abaixo.