Dia 22 de abril é uma data extremamente simbólica, pois marca a chegada dos primeiros portugueses em território nacional. Por causa disso também é a data em que comemoramos o Dia da Comunidade Luso-Brasileira, que tem como objetivo fortalecer os laços de união entre portugueses e brasileiros.
Brasil e Portugal, devido ao contexto histórico, possuem grandes semelhanças culturais. Muitas tradições que atualmente fazem parte do nosso dia a dia nasceram devido à influência dos portugueses, durante o período da colonização.
A culinária é um dos setores em que os traços da união entre os dois países estão mais visíveis. Pratos à base de bacalhau e até mesmo a feijoada, por exemplo, são de origem portuguesa.
Para pensar mais sobre essa influência, a PUCPRESS indica a sua publicação Mesas luso-brasileiras: patrimônio alimentar, turismo sustentável e saúde. A obra das pesquisadoras Maria Cecília Barreto Amorim Pilla, Cilene Gomes Ribeiro e Carmen Soares trata de temas que vão desde questões nutricionais até históricas sobre como as relações entre Portugal e Brasil influenciam a nossa culinária e nossa forma de se relacionar com a comida de modo geral.
A alimentação é uma questão histórica e deve ser analisada de forma multi e transdisciplinar, englobando vasta gama de percepções, sensibilidades, saberes e práticas. Por isso, esta obra traz estudos sobre adaptações e transformações realizadas na nossa cultura alimentar ao longo do tempo, as raízes da nossa alimentação, as influências, as tradições e até questões referentes à construção de turismo gastronômico.
Afinal, a comida é sustento e sabor, mas também é conforto, é lembrança, laço e pertencimento. Adquira a obra Mesas luso-brasileiras: patrimônio alimentar, turismo sustentável e saúde e venha entender mais sobre a nossa tão rica tradição alimentar!