Inflexões Urbanas

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

Olhar para grandes cidades e metrópoles intriga. É curioso pensar como algumas foram bem sucedidas em suportar o seu próprio crescimento, enquanto outras parecem ainda nem ter absorvido mudanças que já aconteceram há anos, ou, simplesmente assumiram a mudança como parte do cenário, seja ela positiva ou negativa.

Refletir sobre as causas do sucesso ou do fracasso de iniciativas de projetos urbanísticos ou de gestão urbana, buscando compreender transformações ostensivas nos processos urbanos, algumas vezes positivas, outras tantas negativas, e aqui denominadas de Inflexões Urbanas é a motivação desta obra de Clovis Ultramari e Fábio Duarte. Arquitetos, doutores e professores dos cursos de mestrado e doutorado em Gestão Urbana da PUCPR, os autores organizam aqui as ideias e discussões debatidas entre eles e entre eles e seus alunos da disciplina de Gestão Urbana da Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR.

Resultado de uma pesquisa sobre os momentos de mudança na história recente das cidades, tendo como hipótese que algumas dessas mudanças, as mais profundas, resultam em pontos de inflexão, a partir dos quais não há volta a um estado anterior, o livro se preocupa em construir o conceito de Inflexão Urbana, envolvendo fenômenos, coincidências, consórcio de pessoas, utopias e capacidades sociais ou econômicas transformadoras de uma cidade.

“A análise de Duarte e Ultramari envolve os processos de mudança (e as condições e formas dessas mudanças) em cidades do mundo desenvolvido, do nosso contraditório continente americano e do mundo mais pobre: a mesma estrutura de abordagem das questões urbanas permite analisar realidades tão diversas como as de Curitiba, Montreal e a angolana N’Dalatando. O cuidado – reforçam – é não tratar cada caso como descolado de um cenário amplo e inter-relacionado de acontecimentos, e tampouco construir conceitos fechados que induzam a apreensão e análise obtusa de fenômenos.” (Marcelo Corti)

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 13 x 21 cm
Páginas: 196
Ano: 2009 

Referência
Inflexões Urbanas. Curitiba: PUCPRESS, 2021. 

AUTOR

Clovis Ultramari 
É arquiteto urbanista. Pesquisador junto ao Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e em Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Paraná. Pós-doutor pela George Washington University, DC. e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Sua produção acadêmica diz respeito à cidade, seus aspectos conceituais e sua gestão. Com grande número de alunos da pós-graduação orientados, este é seu primeiro trabalho que não discute esses temas. Orientação e oferta de disciplinas em nível de doutoramento são suas matérias-primas para discutir um determinado processo acadêmico: a construção de uma tese. 

Fábio Duarte
Principal Research Scientist no MIT Senseable City Lab, Lecturer em estudos urbanos no MIT, e professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do qual foi Coordenador entre 2008 e 2012, é consultor do Banco Mundial. Bolsista Produtividade CNPq, foi Research Associate em Harvard – Graduate School of Design (2014-2015) e Visiting Scholar no MIT-Department of Urban Studies and Planning (2013-2014). Arquiteto e Urbanista pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Multimeios pela Unicamp (1997) e Doutor em Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo (2000). Foi pesquisador em Planejamento e Deselvolvimento Urbano e Regional na Université Laval (Canadá) e em Geografia na Université Paris 1 (França). Recebeu o Faculty Enrichment Award do Governo do Canadá em 2005, e Reviewer Award do Journal of Urban Planning and Development em 2016. Foi professor visitante Erasmus Mundus na Universidad Politécnica de Catalunya (2010), na Yokohama National Universty (2012), e na University of Twente (2017). Desenvolve pesquisas em Mobilidade Urbana e Tecnologias Urbanas. É consultor Banco Mundial para transporte e planejamento urbano, e foi consultor da ONU para o Global Report on Urban Mobility. Autor de Space, Place and Territory (Routledge, 2017) e Unplugging the City (co-autor, com Rodrigo Firmino/Routledge, 2018). 

COMPARTILHE

SUMÁRIO

Prefácio

Apresentação

1. A construção de um conceito

2. Inflexões das ideias

3. As inflexões polêmicas

4. Inflexão processual
4.1. Aproximando-se do conceito de inflexões processuais
4.2. Cidade de Curitiba, uma inflexão processual?

5. Inflexões globais

6. Inflexões nas evidências

7. Inflexões perdidas
7.1. Cidade de Curitiba: atualizando-se para novos desafios
7.2. N’ Dalatando: oportunidades a serem apreendidas
7.3. Montreal: multimídia dá vida a um antigo distrito industrial
7.4. O momento decisivo e as inflexões perdidas

8. Inflexões perdidas
8.1. Vantagens políticas do sofrimento

9. Inflexões que não existiram

10. Conclusão

Referência

OUTRAS PUBLICAÇÕES