Os cursos de Foucault no Collège de France: Um guia de leitura

SINOPSE

A publicação dos treze cursos de Michel Foucault no Collège de France, no original e na tradução, mostrou-se essencial para o estudo e a compreensão de um dos filósofos mais importantes e influentes da atualidade, permitindo que nos aprofundemos no tema. As pesquisas minuciosas que Foucault realizava para preparar as suas aulas – organizadas e editadas por François Ewald, Alessandro Fontana e Frédéric Gros – foram conservadas, assim como as fitas gravadas. Desse modo, um guia de leitura e de estudo pode facilitar a leitura, o estudo e a análise dessas aulas, que são numerosas e abrangem uma grande variedade de temas, auxiliando o percurso de compreensão do vasto repertório desse analista da história e de suas transformações. Cada aula de cada um dos cursos foi sintetizada, possibilitando a pesquisa por certo tema de determinado curso, além de ser possível verificar quais aulas são inovadoras e impactantes, bem como aquelas em que as explanações se alongam e se repetem. O objetivo deste guia de leitura não é aprofundar as ideias de Foucault e a contribuição de suas obras, pois as próprias aulas falam por si; já que, ao longo de 14 anos, Foucault narrou, expôs, inovou, argumentou, refletiu, criticou e argumentou diante de um público. Nelas, seu pensamento está vivo.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Formato:   ☒ EPUB     ☒ IMPRESSO

Edição: 1

Volume: 1

Paginação: 280

Ano: 2025

Referência

ARAÚJO, Inês Lacerda. Os cursos de Foucault no Collège de France: Um guia de leitura. Curitiba: PUCPRESS, 2025.

AUTOR

Inês Lacerda Araújo, nasceu na Lapa/PR, em 1950. Foi professora no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (1974–1998), professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001–2009). Doutorou-se em Estudos Linguísticos pela UFPR (2001). É autora das seguintes obras: Introdução à Filosofia da Ciência (Editora UFPR, 2003); A Teoria da Ação Comunicativa de J. Habermas (Fundació Càtedra Iberomericana, 2004); Foucault e a Crítica do Sujeito (Editora UFPR, 2007); Do Signo ao Discurso: Introdução à Filosofia da Linguagem (Parábola, 2010); Curso de Teoria do Conhecimento e Epistemologia (Manole, 2013) e 15 Filósofos, Vida e Obra (Manole, 2020). Desde 2009 escreve no blog http://filosofiadetododia. blogspot.com

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SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO…………………………………………………………………………………………………………………………5

 

PARTE I

A temática do discurso, saber, poder judiciário e punição……………………………………………………………. 14

 

PARTE II

A temática da psiquiatria e da anormalidade……………………………………………………………………………….46

 

PARTE III

A temática do poder sobre a vida (biopoder), a diferença entre governar território e governar população……………………………………………………………………………………………………………………………….84

 

PARTE IV

A temática da governamentalidade, do discurso verdadeiro, da experiência ética e política nas práticas de si………………………………………………………………………………………………………………………………………150

 

REFERÊNCIAS……………………………………………………………………………………………………………………………27

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