Modos de ouvir: a escuta do rádio ao longo de três gerações

IMPRESSO

EBOOK

Valor:

Não Disponível

SINOPSE

Apesar de a maioria das pessoas continuar escutando rádio de maneira regular em casa, no carro ou no trabalho, ele continua sendo o “patinho feio” dos meios de comunicação. É notável a escassez de pesquisas na América Latina sobre a televisão e outras tecnologias de informação e comunicação. Por isso, comemoramos a publicação do livro de Mônica Kaseker, que elabora um rigoroso estudo sobre a relação cotidiana com o rádio em diversas famílias, e coloca no centro da compreensão do fenômeno a reconstrução do habitus que organiza as práticas e representações dos ouvintes no âmbito doméstico.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso
Formato: 19 x 20 cm
Páginas: 299
Ano: 2012

Referência
KASEKER, M. P. Modos de ouvir: a escuta do rádio ao longo de três gerações. Curitiba: PUCPRESS, 2012.

AUTOR

Mônica Panis Kaseker
É graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991), com especialização em Planejamento e Gestão de Qualidade em Comunicação (1995), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Foi bolsista da Capes para estágio de doutoramento (bolsa sanduíche) na Universidad Autónoma Metropolitana (Xochimilco), na Cidade do México, em 2009. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a produção audiovisual como articuladora de sentidos de identidade e interculturalidade junto as comunidades indígenas. Atua como professora do Mestrado em Comunicação e do curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É representante da Comissão Universidade para os Índios/UEL e colaboradora do Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica para estudantes indígenas da UEL. Entre 2002 e 2015, foi docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atuou em alguns dos principais veículos de comunicação do Paraná como Rádio CBN, TV Iguaçu (SBT) e jornal Folha de Londrina.

 

COMPARTILHE

SUMÁRIO

Prefácio

1. Introdução

2. O lugar social da escuta

3. Rádio e sociabilidade

4. Recepção, consumo ou apropriação

5. A constituição do habitus do ouvinte

6. Modos de ouvir no fluxo geracional

7. Considerações finais

Referências

OUTRAS PUBLICAÇÕES