SINOPSE
A coleção formação do professor, em seu primeiro número, reúne a discussão dos temas profissionalidade docente, pesquisa e cultura escolar, que a partir da discussão teórica sobre cada um faz com que estabeleçam um diálogo entre si, levando o leitor a caminhar por reflexões e referenciais teóricos valiosos e diversificados para o enriquecimento científico, cultural e metodológico dos temas abordados. Busca-se com esta discussão possibilitar ao professor, ao estudante universitário e ao pesquisador uma imersão no movimento da educação e na enorme complexidade da formação do professor.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 269
Ano: 2010
Referência
ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. Formação do Professor: profissionalidade, pesquisa e cultura escolar. Curitiba: PUCPRESS, 2010.
AUTOR
Romilda Teodora Ens
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1971), graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós doutoramento pela Universidade do Porto (2018) Atualmente, é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas (FCC), participando do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação). Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais na PUCPR, que integra a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC. Participa da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa ReLePe e da rede de pesquisadores de grupo de pesquisa na PUC/SP-NEARS (Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais). Atua e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores, profissionalização docente e representações sociais. Atua e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores, profissionalização docente e representações sociais na PUCPR e como membro do CIERS-ed, da Fundação Carlos Chagas. Ministra as disciplinas: Políticas docentes e trabalho de professores; Educação e Representações Sociais. Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária.
Marilda Aparecida Behrens
Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal orientado pela Profª Drª Ariana Cosme. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior por 25 anos na PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras. Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como vice pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Coordena uma REDE de Pesquisa em Formação de professores do Brasil e de Portugal, que investiga novos paradigmas da educação, dos quais, destacam-se o paradigma da complexidade e a transdisciplinaridade (MORIN), e da educação transformadora (FREIRE). Coordena a rede pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, com envolvimento da Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade Aberta de Portugal incluindo outros grupos de pesquisa brasileiros, como a Universidade Federal do Paraná-UFPR, a Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR-União da Vitória. Pesquisadora e avaliadora parecerista do CNPq com pesquisa aprovada. Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.
COMPARTILHE
SUMÁRIO
A profissionalidade, a pesquisa e a cultura escolar na formação do professor
Ensinar e aprender: o saber e o agir distintivos do profissional docente
Profissão docente em questão: tensões e desafios
A profissionalidade dos professores de licenciatura sob o impacto das reformas educativas e das mudanças no mundo contemporâneo
Do desafio à construção de uma escolha profissional
Pesquisa em educação e formação de professores
Ser humano hoje: contribuições da formação e da pesquisa
“Pesquisas sobre formação docente” versus “pesquisas na formação docente”: diferenças teórico-metodológicas e conceituais
Cotidiano escolar, pesquisa e formação docente
Formação continuada de professores em curso de pós-graduação stricto sensu: desafio da produção do conhecimento
Disciplinas escolares e cultura escolar: alguns aspectos sobre a formação de professores
Desafios e contribuições da história cultural para os educadores matemáticos
Olhares sobre a cultura material escolar: discurso arquitetural eclético de Cândido Ferreira de Abreu, um construtor de espaços e ideias na Belle Époque curitibana
Sobre os autores
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho,
Curitiba – PR, 80215-901
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
[email protected]
+55 (41) 9 9860-2728